“VIA MAR”: GOVERNO DE SC INICIA ESTUDOS PARA IMPLANTAÇÃO DE RODOVIA PARALELA À BR-101

Planejada para cobrir 145 quilômetros, a partir da região norte catarinense, o governador Jorginho Mello autorizou hoje a elaboração dos projetos para construção da “Via Mar”, uma rodovia paralela à BR-101, que enfrenta, faz anos, grandes congestionamentos em vários trechos. Denominada de Corredor Litorâneo Norte, a construção da estrada será viabilizada por meio de parceria público privada.

Na decisão de hoje, a ordem de serviço firmada pelo governador, contempla quatro dos cinco lotes do projeto executivo, que vão de Joinville até Itajaí. O lote cinco, vai contemplar a ligação com o Contorno Viário da Grande Florianópolis.

Agora, inicia também a fase de planejamento detalhado do projeto, incluindo estudos de impacto ambiental e traçados técnicos. A previsão é que a construção do Corredor Litorâneo Norte seja iniciada após a conclusão dos projetos e a liberação das licenças necessárias.

De acordo com o governador Jorginho Mello, a obra será essencial para impulsionar toda a cadeia logística de Santa Catarina, beneficiando indústrias, portos e o comércio local.
“Nós estamos passando o governo a limpo em todas as áreas e na infraestrutura não é diferente. O Programa Estrada Boa é um sucesso, nós estamos aplicando mais de três bilhões de reais para melhorar a nossa malha viária de Santa Catarina. E hoje esse lançamento é mais um grande avanço do nosso governo trazendo essa nova rota pela Via mar, sendo uma alternativa para se deslocar da Grande Florianópolis até Joinville. Aqui é o primeiro passo para a realização dos projetos executivos dessa obra que trará um grande avanço para Santa Catarina, principalmente, na logística e transporte de cargas”, destacou o governador.

NOVO CORREDOR

Além de desafogar o trânsito da BR-101, uma das rodovias mais movimentadas do país, a Via Mar oferecerá uma nova rota para o escoamento de produtos e circulação de pessoas melhorando, por consequência, o fluxo de caminhões que abastecem os portos de Itajaí e São Francisco do Sul.

De acordo com dados da Secretaria de Estado do Planejamento, a região concentra 60% da população catarinense, o que justifica ainda mais a necessidade da obra.
O ato de assinatura ocorreu na Casa D’Agronômica, reunindo autoridades estaduais e municipais, além de representantes do setor logístico e empresarial.

CORREDOR“Santa Catarina tem a menor malha pavimentada do Brasil. A infraestrutura rodoviária é uma das principais pautas do nosso sistema. E quando a gente olha para a BR-101 Norte, ela colapsou. Infelizmente, depois de 20 anos de estar duplicada, ela já entrou em colapso. E o que nós precisamos efetivamente é de uma alternativa. Então a rodovia paralela efetivamente é um pleito do nosso sistema, até porque o impacto que nós temos hoje é de mais de R$ 1 bilhão por ano em ampliação de custo por perda de produtividade e aumento de consumo. Aqui vai o nosso reconhecimento nosso ao governo do Jorginho Mello pela iniciativa”, reforça o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider

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