TECNOLOGIA AVANÇADA: FLORIANÓPOLIS TEM UM NOVO “GUARDIÃO” CONTRA ESGOTO CLANDESTINO

O novo equipamento fornece imagens de alta definição por toda a tubulação do esgoto.

Com a utilização de equipamento de tecnologia avançada, a prefeitura de Florianópolis, iniciou uma nova fase nas operações que fiscalizam as redes domésticas de descarte de esgoto. O “guardião” é dotado de uma câmera que realiza, minuciosamente, uma  “endoscopia” em toda a tubulação principal do esgoto e nos canos que, interligados, têm como direção a rede pluvial.

A inovação passou pelo primeiro teste hoje quando, no bairro do Itacorubí, equipes da operação Blitz Sanear, identificaram 3 pontos de descarte irregular de esgoto na rede pluvial da Servidão José Antônio de Lima. Depois de registrados os pontos suspeitos pela câmera do equipamento, que funciona de forma semelhante ao robô Bizu, as equipes realizaram a testagem com a aplicação de corante nos pontos hidráulicos – pias, saída de máquinas de lavar, banheiro social – das residências de onde partiam as tubulações, confirmando o despejo indevido.

Outros 5 pontos na servidão possuem canos ligados à rede pluvial e são suspeitos de descarte de esgoto. A confirmação não foi possível pela impossibilidade de acesso às  residências, com a ausência de moradores  e também  negativa de entrada das equipes. Nesse caso, uma nova etapa de fiscalização será realizada amanhã e os pontos de despejo na rede pluvial serão lacrados.

A tecnologia utilizada na ação permite que as equipes cheguem a locais de difícil acesso com mais facilidade e agilidade e sem necessidade de abrir brechas no pavimento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome