SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: MAIS DE 20 MIL PESSOAS SÃO AMPARADAS POR PROGRAMAS SOCIAIS DE SÃO JOSÉ

Mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade e sem acesso aos programas públicos de amparo, foram atendidas e amparadas neste ano pelos Centros de Referência e Assistência Social, os CRAS, de São José. A secretaria Municipal de Assistência Social mantém cinco unidades,abrangendo todas as regiões da cidade, como porta de entrada para a população carente ter acesso aos diversos programas sociais.

“Só neste ano, as equipes dos Cras realizaram 370 visitas domiciliares e 94 novas famílias foram inseridas em acompanhamento no âmbito do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Já a participação em palestras, oficinas e outras atividades coletivas de caráter não continuado e também a participação em grupos somam 2.821 pessoas”, explicou a diretora de Proteção Social Básica, Fernanda Tesser.

O principal serviço é o que oferta ações socioassistenciais de proteção continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social. Essas medidas têm o objetivo de prevenir situações de risco e trabalhar a defesa e garantia de direitos através da oferta de acolhida e atendimentos qualificados, além de orientar, acompanhar e encaminhar as famílias para os serviços disponíveis do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e demais políticas setoriais.

CONVIVÊNCIA SOCIAL E FAMILIAR

Também, a prefeitura oferece assistência às crianças, adolescentes e pessoas idosas através do programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.Só neste ano, foram ofertadas 690 vagas de atendimentos, divididas entre o serviço próprio da prefeitura e parcerias com entidades localizadas nas comunidades. Já o serviço ofertado para pessoas da terceira idade, atendeu 138 idosos, com 2.372 consultas, distribuídas entre atendimentos grupais, individuais, familiares, demanda espontânea e visitas domiciliares.

Os atendimentos buscam dar oportunidades de nova perspectiva acerca da realidade social, contribuindo para a construção de novos projetos de vida e fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários.

CRAS EM SÃO JOSÉ

Cras Forquilhinha – abrange as regiões do Bosque das Mansões, Campinas, Centro, Distrito Industrial, Fazenda Santo Antônio, Flor de Nápolis, Forquilhas, Forquilhinha, Kobrasol, Picadas do Sul, Ponta de Baixo, Praia Comprida, São Luís e Roçado. Está localizado na Rua Princesa Isabel, nº 413.

Cras Areias – Areias, Barreiros, Bela Vista, Jardim Cidade Florianópolis, Jardim Solemar, Nossa Senhora do Rosário, Procasa, Real Parque, Potecas e Jardim Santiago. Está localizado na Avenida das Torres, s/n, próximo ao supermercado Komprão.

Cras Colônia Santana – Atende as regiões da Colônia Santana e Sertão do Maruim. O CRAS está localizado na Avenida Engelberto Koerich, s/n. Ao lado da Escola Profissional.

Cras Zanelatto – Atende o bairro Serraria e os loteamentos Araucária, Boa Vista, Dona Adélia, Dona Wanda, José Nitro, Morar Bem e Zanelatto. Está localizado na Rua Gaivotas, nº 265.

Cras Ipiranga – Ipiranga, Pedregal e Vila Boa Esperança. Localizado na Rua Eduardo Mikulski, nº 124.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome