A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Defesa Civil Municipal, informa que o volume de chuva acumulada registrado foi de 240 mm nas últimas 72h. Durante o dia de hoje, equipes da Prefeitura trabalharam em ocorrências reduzindo os impactos das chuvas. A Floram registrou queda de 10 árvores, fazendo a remoção. A equipe está também monitorando árvores que apresentam risco de queda.
A Secretaria de Infraestrutura atuou com cinco caminhões hidrojato em pontos de alagamento e somente nesta quarta-feira, fez a remoção de 750 mil litros de água das ruas, totalizando quase 1 milhão de litros desde segunda-feira. Uma ponte no bairro Ingleses, que já estava interditada pela Defesa Civil, caiu. Não houve feridos e as equipes já começam a trabalhar na recuperação da estrutura nesta quinta-feira.
Três pontos de deslizamento foram registrados. Um muro no Canto dos Araçás, um deslizamento em terreno de um prédio em Canajurê, e uma obra na região Central, que resultou em interdição de uma rua pela Defesa Civil, que monitora os casos. O prédio já foi liberado para os moradores retornarem, pois não houve danos estruturais.
A Secretaria de Assistência Social tem, até o momento, cinco pessoas acolhidas no hotel credenciado. Três pessoas de uma família, que moravam na casa afetada em um deslizamento da última terça-feira, e duas pessoas de outra família, que tiveram a casa alagada. Neste caso, a família pode retornar assim que a água baixar na residência.
O monitoramento da situação prossegue com Defesa Civil (meteorologia e chamadas 199), e Guarda Municipal (trânsito e pontos de alagamento). Os voluntários treinados pelo Curso de Voluntariado em Emergências foram acionados para ficar em alerta.
*Doações*
A Fundação Somar Floripa antecipou o início da campanha de cobertores e está recolhendo arrecadações. Também já foram doadas 200 cobertas para a Passarela da Cidadania para atender a demanda de pessoas em situação de rua acolhidas com a chuva.
Foto: Cristiano Andujar/PMF