Com temas e exemplos que tratam de conscientização sobre saúde mental, somados à alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, o Ministério Público de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Psiquiatria, estão convidando a população de Florianópolis a participar, neste sábado, da programação especial voltada ao “Setembro Amarelo: cuidar e acolher”.
O evento, no Parque de Coqueiros, das 9 horas ao meio dia, vai contar com palestras e debates sobre hábitos saudáveis com o bem-estar mental, além de atividades físicas guiadas por instrutores especializados. As atividades começam com alongamentos, seguidos de caminhadas, exercícios de mobilidade e flexibilidade, terminando com exercícios de intensidade moderada, como circuitos funcionais ou atividades aeróbicas.
Ciclo de palestras
O encontro do parque de Coqueiros, é uma sequência do ciclo de palestras que ocorreu no dia 10 de setembro, em Florianópolis, quando abordou as desigualdades sociais que podem impactar na saúde mental e levar ao suicídio de membros da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas negras, indígenas, idosas, com deficiência, em situação de rua, afetadas por eventos climáticos e de outros grupos. Também foram discutidas políticas públicas de prevenção e o cenário de saúde mental em Santa Catarina.
A meta principal da programação é a de capacitar profissionais e estudantes das áreas de saúde e assistência social sobre a problemática do suicídio.