Para desenvolver melhor gestão dentro das áreas da segurança pública, saúde, educação, geração de empregos, turismo e tecnologia, os governadores do sul e sudeste vão se reunir em Florianópolis entre os dias 18 e 19 no quinto encontro de Consórcio de Integração. A Reforma da Previdência, a revisão do Pacto Federativo e o equilíbrio fiscal dos estados estão entre os principais temas da pauta do encontro.
Responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto do Brasil, os sete Estados das regiões Sul e Sudeste têm um novo avanço na discussão de pautas conjuntas. Os governadores de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul, assim como secretários estaduais, vão estar presentes no encontro que será realizado no Costão do Santinho.
ENCONTROS PRODUTIVOS
Segundo governador Carlos Moisés “as reuniões anteriores do Cosud foram muito produtivas e temos a responsabilidade de criar um ambiente favorável à evolução dos debates. Temos muito trabalho a ser feito para desenvolver a gestão, segurança pública, saúde, educação, geração de empregos, turismo e tecnologia.
Pela primeira vez, também haverá um encontro de trabalho com representantes das Secretarias de Comunicação dos estados para discutir boas práticas na área.
.
O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro dos governadores em Minas Gerais. O objetivo é integrar esforços em áreas de interesse comum dos sete estados. As edições anteriores ocorreram em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Gramado (RS) e Vitória (ES).
O evento é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), com apoio do Governo de Santa Catarina, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás).