Ao abrir a sessão, o senador Esperidião Amin ressaltou que “é motivo de orgulho não apenas para os joinvilenses e catarinenses, mas também motivo de orgulho para o Brasil. Por isso, nós estamos aqui, no Senado Federal, Casa do Parlamento que representa os estados da Federação e o Distrito Federal, e são esses sentimentos de orgulho, de admiração, de gratidão pelos serviços prestados ao longo desses 130 anos, são esses sentimentos que justificam o apoio irrestrito que o Senado demonstrará não apenas através da realização desta sessão, mas no reconhecimento e no atendimento de justas reivindicações que o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville está a merecer do Congresso Nacional” destacou Amin.
Compuseram a mesa, o prefeito de Joinville e também bombeiro voluntário, Adriano Silva, a deputada federal Angela Amin, o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, e o Subcomandante Operacional do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Luciano Favarin. Além disso, esteve presente o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, Ivan Frederico Hudler.
Ao final da sessão, Esperidião Amin fez questão de que todos aplaudissem o bombeiro voluntário, Romeu Dressel, presente na solenidade, que há 64 anos presta serviços nesta instituição.
Acompanharam a sessão solene da mesa diretora do senado, o prefeito de Joinville e também bombeiro voluntário, Adriano Silva, a deputada federal Angela Amin, o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, e o Subcomandante Operacional do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Luciano Favarin. Além disso, esteve presente o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, Ivan Frederico Hudler.