Dentro das comemorações dos 30 anos da Constituição Estadual, a Assembleia Legislativa realiza amanhã, às 19 horas, uma sessão especial em homenagem aos deputados que votaram e promulgaram em 1989 a Carta Magna de Santa Catarina.
Na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no hall da Assembleia Legislativa, será aberta, também uma exposição que retrata o período de elaboração da Constituição, promulgada no dia 5 de outubro de 1989.
A mostra é composta por 12 painéis do acervo histórico e cultural da Alesc, que documentam o processo de elaboração da Constituição de 1989 desde a primeira reunião sobre o assunto, convocada por um grupo de mulheres em março de 1987.
A história da elaboração da Carta Magna é contada pelo deputado constituinte Salomão Ribas Junior – que presidiu a Comissão de Sistematização do texto convertido em lei maior – no livro Participação e Transparência – 30 anos da Constituição do Estado de Santa Catarina (1989 – 2019). O livro será lançado durante a sessão especial.
Durante a sessão especial serão homenageados os 40 deputados constituintes que atuaram na elaboração deste que é considerado o mais importante instrumento de proteção da cidadania e de fortalecimento da democracia em Santa Catarina. O deputado constituinte Paulo Afonso Vieira falará em nome dos homenageados