SEIS MORTES: FORTES CHUVAS VOLTARAM A CASTIGAR SANTA CATARINA NESTA SEGUNDA FEIRA

Com mais duas mortes, seis desde o início das chuvas no começo do mês, 145 cidades com ocorrências de prejuízos, com mais de 24 mil desabrigados em 78 municípios, 125 cidades em situação de emergência e um município, Rio do Sul, em estado de calamidade pública, Santa Catarina, segundo relatório da Defesa Civil,  foi marcado hoje pelo retorno dos temporais e chuva volumosa, acompanhados de raios, vendaval e queda de granizo. Os óbitos são de dois homens: um deles foi eletrocutado ao tentar tirar de casa, em Três Barras, no planalto norte catarinense, um aparelho de ar condicionado e o outro sofreu uma descarga elétrica ao sair à cavalo conduzindo um rebanho na cidade de Calmon, região do meio oeste catarinense..

Conforme os alertas de atenção meteorológica da Defesa Civil essa condição do tempo se mantém amanhã, com risco de moderado a alto para ocorrências associadas como destelhamentos, queda de árvores, danos a rede elétrica, alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.

Até o momento, o Governo do Estado já distribuiu 92.004 itens de assistência humanitária para 25 municípios. Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de órgãos federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados.

Os atendimentos de resgate pelo Corpo de Bombeiros Militar registraram ocorrências em várias cidades com quedas de árvores, destelhamento de residências e, no  Bairro Paraíso, em Criciúma, foi feito o resgate de pessoas em uma escola, com a  retirada de  28 crianças e 15 professores do interior da unidade escolar que estava sendo atingida por alagamentos.

As demais ocorrências, somaram 121 atendimento em 40 cidades, envolvendo 228 bombeiros e 7u8 viaturas. Do dia 3 até hoje, o Corpo de Bombeiros Militar já alcançou 1.818 atendimentos em 146 municípios, reunindo 341 viaturas e 1.423 soldados.

A situação de tráfego pelas rodovias estaduais está, em tempo real, no mapa digital do site da  secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade.

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, cadastre-se pelo telefone 40199. Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil de seu município, 193, para o Corpo de Bombeiros e 190 para a Polícia Militar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome