Para ouvir, motivar e congregar a sociedade na elaboração de amplo projeto voltado à segurança e prevenção da violência escolar em Santa Catarina, a Assembleia Legislativa, através do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), realiza nesta semana, as duas últimas audiências públicas macrorregionais. Os encontros serão em Criciúma, na quinta-feira, e em Florianópolis, na sexta-feira.
Composto por representantes de mais de 30 entidades públicas e privadas, o Comseg Escolar foi instituído pela Mesa da Assembleia Legislativa em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau, ocorrido em abril deste ano, que resultou na morte de quatro crianças e numa série de ameaças a unidades escolares em todo o estado. O objetivo é ouvir a sociedade para a elaboração de uma proposta unificada voltada à segurança escolar em Santa Catarina.
Quatro audiências macrorregionais já foram realizadas: Blumenau (25 de maio), Joinville (26 de maio), Lages (1º de junho) e Chapecó (2 de junho). Nos encontros, os participantes pediram, além de melhoria na infraestrutura das escolas; investimentos em ações preventivas; contratação de psicólogos e assistentes sociais, conforme previsto em legislação federal; promoção da cultura de paz e da justiça restaurativa no ambiente escolar.