O Sebrae/SC impulsionou o turismo regional com apresentação de novos roteiros de visitação e, por meio do projeto Agentes de Roteiros Turísticos (ART), a instituição promoveu um evento nesta semana em Chapecó, que apresentou a rica gastronomia, diversos roteiros de visitação e o artesanato local, impulsionando o desenvolvimento do setor.
Representantes das prefeituras de Ametista do Sul (RS), Coronel Freitas, Chapecó, Itá, Itapiranga, Lajeado Grande, Nonoai (RS), Palmitos, Quilombo, São Carlos, São João do Oeste e Xaxim foram convidadas a apresentar seus projetos em pitches de um minuto. A cada rodada, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer novos roteiros de turismo, trocar cartões e materiais promocionais. “A proposta desse evento foi que cada município mostrasse os seus destinos, atrativos e equipamentos para o mercado de agências de viagem, monitores de turismo e guias para fomentar esses locais. Esse conjunto de ações busca a aproximação com o mercado, melhorar a competitividade destes destinos e fazer a promoção dos locais”, destaca o gerente regional do Seabre/SC no oeste Udo Martin Trennepohl.
NOVOS DESTINOS
A cidade de Itapiranga demonstrou grande entusiasmo em participar do projeto de turismo integrado da região oeste de Santa Catarina. Segundo a diretora de desenvolvimento econômico e turismo Karine Ritter Grutzmann Berwanger, a iniciativa representa uma oportunidade de divulgar as riquezas culturais e turísticas da região de forma abrangente. “A cultura é a alma do nosso turismo. Quando você visita nossa cidade, vivencia uma experiência única, marcada por meio da gastronomia, da tradição rural, das manifestações religiosas e da aventura. Acima de tudo, é acolhido por um povo caloroso e hospitaleiro”, destaca.
A cidade oferece uma variedade de atrativos que se complementam, desde a rica cultura local até as opções de aventura e gastronomia. “A criação de uma associação com 30 membros, demonstra o compromisso do município em fortalecer o turismo. Trabalhando ativamente para discutir as demandas do setor e garantir que esteja sempre em constante evolução”, explica.
Irio Grolli, sócio proprietário do Balneário de Ilha Redonda em Palmitos, demonstra grande entusiasmo durante a reunião, enfatizando a importância de iniciativas que promovam o turismo regional. “Precisamos mostrar que o oeste catarinense tem tudo para atrair turistas e que eles podem ter experiências incríveis aqui mesmo, sem precisar ir para o litoral”, salienta.
O empresário frisa a relevância do trabalho conjunto desenvolvido pelo Sebrae/SC para divulgar as belezas da região e fomentar o turismo local. “É fundamental que encontremos alternativas para que os turistas gastem seu dinheiro aqui, impulsionando a economia de nossas cidades”, completa Grolli.
(texto: MB Comunicação Empresarial/Organizacional – Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin)