Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, que começou hoje, entidades catarinenses que promovem, neste período, campanhas de conscientização pela segurança da vida, estenderam esses compromissos aos candidatos e partidos que disputam, em todos os níveis, as eleições outubro. Todos os postulantes dessa disputa estão sendo convidados a firmar uma Carta Compromisso com a mobilidade sustentável, comprometendo-se a tornar suas propostas em políticas públicas e em medidas legislativas.
Estão engajadas na coordenação da campanha, a Amobici – Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis, Caminhada Jane Jacobs Floripa, Comitê de Acessibilidade da UFSC e Bicicleta na Rua.O propósito é incluir os modos de mobilidade sustentável no debate eleitoral, buscando a inclusão do caminhar, do pedalar, da acessibilidade universal e do transporte público nos programas de governo das candidaturas ao Governo do Estadual e também à Assembleia Legislativa e ao Congresso Nacional.
Além disso, segundo Carolina Griggs, Diretora Financeira da Amobici, “nós estamos promovendo um diálogo com toda a sociedade, buscando apresentar as vantagens da mobilidade sustentável para a vida dos cidadãos e cidadãs”.
Dentre estas vantagens, prossegue Carolina, “podemos relacionar a diminuição dos congestionamentos e da consequente perda de tempo no trânsito, a economia dos recursos públicos e das famílias dos trabalhadores e trabalhadoras, a melhoria da saúde dos usuários e também a proteção ambiental”.
Já Ana Destri, Diretora Administrativa da Amobici, lembra que “somente desta maneira, com a sensibilização da população e a incorporação dos princípios da mobilidade sustentável no interior do poder público, a Semana da Mobilidade deixará de ser um momento de lamento coletivo”.
Até este momento,a Carta Compromisso já foi assinada por três candidaturas (duas para para Deputado Estadual e uma para Deputado Federal). A Campanha continua até o segundo turno das eleições, caso ocorra no estado. Após as eleições, as candidaturas eleitas serão abordadas para a execução das propostas contidas na Carta. Além de Santa Catarina, a campanha está sendo realizada em outros catorze estados brasileiros.