“Não existe risco iminente de um sinistro mais grave em qualquer uma das pontes que ligam o Continente à Ilha de Santa Catarina”, diz um dos itens constantes do relatório oficial, divulgado nesta tarde pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade, sobre a segurança técnica das duas pontes: Pedro Ivo e Colombo Salles.
O documento esclarece sobre um estudo de rotina elaborado pela empresa Nova Engevix sobre a situação das duas passagens.A referida inspeção, diz o governo, divulgada amplamente nos meios de comunicação e na internet nesta semana, é de dezembro de 2022. A inspeção e o relatório são rotineiros.
Sobre outros aspectos técnicos, a secretaria informa que:
=== Não existe risco iminente de um sinistro mais grave em qualquer uma das pontes que ligam o Continente à Ilha de Santa Catarina;
=== Entre 2019 e 2020, seis dos 18 blocos (os que estavam em situação um pouco mais delicada à época), que compõem as duas estruturas, foram reforçados com tirantes internos.
===As barras de aço rompidas que aparecem nas imagens divulgadas não têm mais função estrutural para as pontes, considerando-se que os tirantes internos executados recentemente substituíram essas armaduras;
===A SIE está avançando em processos internos para duas contratações referentes às Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo: uma, mais complexa, para revitalização total das estruturas e não apenas para intervenções pontuais e paliativas. Na outra frente, os técnicos da Secretaria trabalham para contratação de empresa para retirada das placas da passarela da Ponte Colombo Salles, processo que conta com a parceria da Casan. A Adutora que abastece com água potável a Ilha de Santa Catarina está atrelada à Passarela;
===O secretário Jerry Comper está em contato com o promotor de Justiça, Daniel Palladino, do MPSC, para prestar os esclarecimentos necessários. Os objetivos são comuns: dar segurança à população mediante um trabalho de revitalização TOTAL das duas pontes.