Paralisadas desde 2022 por restrições ambientais, agora devidamente legalizadas, as obras de drenagem e pavimentação asfáltica da rodovia SC-281, que liga as cidades de São Pedro de Alcântara e Angelina, na Grande Florianópolis, foram retomadas hoje por determinação do governador Jorginho Mello. Os 23 quilômetros desse trecho, atualmente sob chão batido, historicamente, servem de escoamento da produção agrícola da região para os centros de distribuição para o mercado consumidor, como o Ceasa em São José.
Pela manhã, para coordenar o início dos trabalhos, o secretário Estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper esteve no canteiro de obras da empresa contratada e destacou que “o governador Jorginho Mello é e tem sido muito determinado nas suas ações, desde que assumiu o governo ano passado e, agora, com o projeto concluído, deu a ordem de serviço e hoje a gente tem a alegria de poder estar começando essa obra tão sonhada para os moradores e que vai tirar muito fluxo da BR-282 porque sai já em São José”, disse.
Para a realização e conclusão das obras, previstas para 30 meses, o Estado vai investir mais de R$ 128 milhões, como a manutenção do trecho sem pavimento para permitir o fluxo de veículos e das máquinas que estão na pista, desapropriações no trecho da implantação, alargamento da pista de rolamento, drenagem, sinalização, iluminação e trabalhos auxiliares. O projeto também prevê a construção de duas pontes, uma sobre o Rio Maruim e outra sobre o Rio Rocinha, além de duas passarelas sobre o Rio Mundéus.