SÃO JOSÉ VAI TER CENTRO DE ATENDIMENTO A PACIENTES COM AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Um Centro de Referência de Estimulação e Reabilitação para atender crianças de zero a 14 anos com transtorno global do desenvolvimento, transtorno do espectro autista e deficiência intelectual. O projeto está sendo estruturado pelas secretarias de Educação e Saúde e vai atender uma demanda crescente no município.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta uma prevalência relativamente alta na população, aproximadamente 1 a 2% das crianças e adolescentes no mundo apresentam TEA. Em São José estima-se que cerca de 550 crianças de 0 a 14 anos incompletos têm o diagnóstico de TEA.

O Centro de Referência oferecerá um atendimento multiprofissional, com equipe técnica qualificada, visando ampliar a qualidade de vida e do ensino das crianças atendidas. “A importância deste trabalho é estimular a criança para potencializar o desenvolvimento neuropsicomotor, facilitando a plasticidade cerebral, possibilitando que esta criação tenha ganhos fundamentais no seu desenvolvimento, e uma ação preventiva, que facilitará o processo educacional no ensino fundamental”, explica a Coordenadora do Centro de Referência e Educação Especial, Izolete Venâncio.

A Secretaria de Saúde está desenvolvendo o termo de cooperação técnica e vai disponibilizar profissionais da saúde para realização do atendimento, desde acolhimento, avaliação da elegibilidade, hipótese de diagnóstico, elaboração de projeto terapêutico singular e reavaliações. “Esse será um grande passo para o nosso município que hoje carece de um serviço especializado para esses pacientes. Estamos elaborando um programa que será um diferencial para quem já tem o diagnóstico e para quem ainda não tem”, ressaltou a Secretária de Saúde, Sinara Simioni.

Já a Secretaria de Educação busca o melhor local para a instalação do Centro, que deve ter um amplo espaço, com salas adequadas para as diversas atividades que serão desenvolvidas. A Secretária de Educação, Ana Cristina Hoffmann, destacou a importância do serviço especializado no atendimento às crianças josefenses. “A integração da saúde e da educação é fundamental no sentido de oportunizar a promoção da saúde e a redução de possíveis agravos, contribuindo para melhoria do processo de aprendizagem da criança”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome