SÃO JOSÉ: SEMINÁRIO DEBATE A VIVÊNCIA DAS CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Sob o tema “Infância: Narrativas do Cotidiano”, a prefeitura de São José reuniu cerca de 1,2 mil professores da rede municipal de ensino  e de instituições filantrópicas  durante seminário  de Educação Infantil que teve como palestrante o professor Altino José Martins Filho. O educador abriu a conferência, realizada no Teatro do Centro Multiuso, com a indagação: Quando as crianças vão ter tempo de viver a infância, se não também no interior das instituições?”

Mesclando teoria e prática, o palestrante destacou a importância do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada instituição e das experiências cotidianas. “O PPP faz pulsar o coração da nossa instituição, é documento importantíssimo para ser revisitado sempre. O planejamento é o caminho para ampliar o repertório das crianças”, reforçou.

No Seminário, cada Centro de Educação Infantil (CEI) apresentou um projeto desenvolvido no primeiro semestre. “Nossa intenção é dar protagonismo aos profissionais e valorizar as ações pedagógicas, como também possibilitar as ricas trocas de experiências que geram movimentos muito positivos”, citou a coordenadora da Educação Infantil, Márcia Cristina Figueiredo Rizzaro.

A professora Fernanda Bitencourt Vieira de Freitas, do CEI Izaltina Gomes da Silva, contou sobre o projeto “Assim como as flores, temos diferentes cores”. “Com contação de histórias, teatros e outras formas de expressões culturais, pretendemos conscientizar e solucionar problemáticas referentes às relações étnico-raciais.

INTENSIFICAR A  HISTÓRIA

O projeto propicia troca de conhecimentos e saberes sobre as culturas afro-brasileira, indígena, quilombola e outras que se apresentam no território nacional, destacando a questão do respeito dentro ou fora da instituição”, explicou. O projeto seguirá no próximo semestre. “O objetivo é de cada vez mais mergulhar nossos atores em uma busca por um mundo mais ético, justo e igualitário, no qual tenhamos orgulho de quem somos, orgulho da nossa história”, reforçou a diretora Robertina Simone Poli.

Muitas unidades levaram a criatividade trabalhada com as crianças para o palco do Seminário. As professoras do CEI Jardim Pinheiros, por exemplo, encenaram uma peça teatral do projeto Biblioteca Circulante. A programação contou também com a contação de história “Trudi, uma bruxinha muito espoleta”, feita pela autora e ilustradora do livro, a professora da rede Carmelina Cirimbelli Bittencourt.

A programação do Seminário emocionou o público do início ao fim. “Gostei muito. Trouxe um outro olhar diferente para as nossas práticas pedagógicas. Com certeza todos esses ensinamentos impactarão no nosso cotidiano com mais vivências para nossas crianças”, contou a auxiliar de ensino da Educação Especial que atua no CEI Santa Inês, Ana Paula Moraes.

Para a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann, esses momentos de formação e trocas de experiências são essenciais para aprimorar a educação. “O sentimento é de orgulho e gratidão por fazer parte dos trilhares pedagógicos tão potentes vividos no cotidiano das instituições e apresentados com tamanha desenvoltura pelos seus representantes. Profissionais envolvidos pelo comprometimento, dedicação e afetos com as crianças no nosso fazer diário. Somos um pouquinho de cada um, o que enriquece e agrega ao nosso crescimento pessoal e profissional. Muito obrigada!”, agradeceu a secretária municipal de Educação ao finalizar o Seminário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome