Considerado como o maior evento de resultados de negócios no Brasil, dividido em dez horas de programação, com público superior de seis mil pessoas, São José, com apoio da Prefeitura Municipal, através da secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, foi sede ontem da nona edição do Empreende Brazil Conference, realizado no Hard Rock Live. Durante a maratona de palestras e debates, os empreendedores participaram de exposições tecnológicas, adquiriram produtos e firmaram ampla rede de relacionamentos e contatos.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou que o Empreende Brazil Conference é o maior evento do empreendedorismo do país e isso por si só demonstra a importância em apoiar a sua realização. “Tem tudo a ver com o slogam de nosso Município, que é São José a Cidade das Oportunidades. O evento é nada mais do que abrir portas, oportunidades para a juventude e para quem quer empreender.”
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rose Bartucheski, enalteceu a importância da realização do Empreende Braazil em São José, lembrando que os participantes movimentaram a economia do Município, ao lotarem hotéis, restaurantes e o comércio em geral da cidade. ”Isso é crescimento, melhorias de nossos negócios, geração de renda”. Também prestigiaram o evento, o vice-prefeito, Michel da Silva Schlemper, o secretários de Cultura e Turismo, Charles Colzani, o presidente da Câmara de Vereadores, Matson Luís Cé, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, entre outros.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O foco principal dos palestrantes foi à aplicação cada vez maior da Inteligência Artificial (IA), uma das tecnologias responsáveis pela nova onda de transformações globais, atingindo da indústria às nossas casas. O impacto é amplo e, como toda nova tecnologia, pode trazer tanto benefícios quanto problemas a serem enfrentados. Muitos deles nós ainda desconhecemos – podemos somente supor, destacaram os principais palestrantes.
Outro tema das palestras foi o surgimento de novas tecnologias a cada dia, que traz um novo desafio, a adaptação e um novo cotidiano desses idosos, além dos jovens que vivem num mundo cada vez mais tecnológico. Os palestrantes lembraram que o desafio para os governos federal, estadual e federal é se preparar agora para conviver com um número maior de idosos mais ativos, conscientes, exigentes e integrados e esses jovens que terão menos empregos formais para trabalharem. O desafio está lançado.
Os palestrantes também relataram suas vivências, superação de desafios. Foram unanimes em afirmar que os problemas da vida devem ser vistos como uma oportunidade de aprendizado. Destacaram que num primeiro momento as pessoas podem ter a impressão de que fatos negativos foram o pior que poderia ter acontecido, mas que isso pode ser um aprendizado para uma vida melhor.
Para o empresário Lucas Schweitzer, idealizador do Empreende Brazil Conference e presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), empreender é fundamental para o desenvolvimento econômico do país e para a realização pessoal de muitas pessoas. Mas alerta que é preciso estar atento ao mercado e suas potencialidades para manter um negócio em funcionamento.