Os pacientes dependentes de atendimento pelas unidades de saúde em São José e que tenham dificuldades ou impossibilidade de locomoção, vão ter acolhimento médico diretamente em casa, com ações que vão desde a promoção da saúde até a reabilitação, com a garantia da continuidade do cuidado e integração com a Rede de Saúde.
Esse novo procedimento está garantido por edital lançado pela prefeitura de São José pela contratação dos serviços de Organização Social para prestação do Serviço de Atenção Domiciliar, conhecido como Programa “Melhor em Casa”.
A secretária adjunta de saúde, Fabrícia Martins, diz que “esse serviço vai oferecer acompanhamento contínuo, podendo ser provenientes de diferentes serviços da rede de atenção, com necessidade de frequência e intensidade de cuidados maior que a capacidade da rede básica”.
O encaminhamento dos pacientes será feito via Sistema de Regulação, pelas unidades de Saúde, dos hospitais e outros serviços de saúde do município. Após esse encaminhamento, a equipe fará a avaliação no domicílio do paciente ou no hospital, caso o paciente esteja internado, em até 48 horas, para saber se ele se encaixa nos critérios de acesso ao atendimento domiciliar. A avaliação será feita baseada em escalas e critérios psíquicos, sociais e biológicos, conforme normativas do Ministério da Saúde.
Instituições interessadas em participar do processo de seleção podem acessar o edital por meio do link: https://s3cache.dom.sc.gov.br/atos/2024/03/1711659579_edital_001.2024_srt_pmec_e_cr_extrato.pdf