SÃO JOSÉ: IDOSOS RECEBEM QUALIFICAÇÃO TÉCNICA EM INCLUSÃO DIGITAL

A primeira turma de idosos matriculada no Centro de Atenção à Terceira Idade da prefeitura de São José, já está qualificada no processo de Inclusão Digital. A formatura, como projeto piloto, atinge dez idosos que, em encontros de aprendizagem, aprenderam técnicas de manuseio e operações dos aparelhos smartphones.

Os alunos conheceram acessos às plataformas de mídias sociais, baixar e usar aplicativos, internet banking, importância de acesso às informações do Portal Gov, além de ferramentas de geolocalização e segurança digital. “O mundo hoje é digital e as pessoas que não conseguem se conectar muitas vezes têm dificuldades de acessar determinados serviços. Essa conexão traz agilidade e economia para as pessoas idosas”, frisou a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani Furtado.

Norberto Gastão dos Santos, de 80 anos, é um dos formandos. Ele procurou o curso logo que iniciou a faculdade de Direito. “Esses ensinamentos me ajudaram muito nos estudos. Pela minha idade, eu nunca tinha mexido no celular. Eu não sabia nada. Agora eu tenho competência para usar as funcionalidades do smartphone e até do computador”, citou.

Para o participante Odemar de Andrade Filho, de 63 anos, que já utilizava o smartphone, o projeto contribuiu com dicas para proteger os usuários de golpes e fraudes. “Foi muito interessante. Aprendemos várias funções, sempre por etapas, respeitando o nosso tempo. Eu tenho incentivado meus amigos a participarem deste projeto e compartilhado algumas dicas”, ponderou.

PLANEJAMENTO CONTINUA

O projeto-piloto possibilitou avaliar a efetividade das ações e aplicar melhorias ao longo do curso. Agora, o planejamento da Prefeitura é estender o projeto para diversos bairros e faixas etárias. “Há um trabalho conjunto de diversos órgãos da Prefeitura de São José para que a gente tenha uma cidade cada vez mais inteligente. Isso exige de nós inovação, como o aplicativo de autoatendimento lançado recentemente, mas também um trabalho junto à sociedade. Então, concluída a primeira turma do projeto, nós vamos para os bairros para fazer a inclusão digital de jovens, adultos e pessoas idosas”, explicou a superintendente da Fundação Educacional Municipal, Maria Helena Krüger.  As parcerias nos bairros estão sendo articuladas para iniciar o projeto neste ano.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome