O município de São José foi reconhecido nacionalmente como uma das cinco cidades com melhor desempenho na gestão de resíduos sólidos, segundo resultados de levantamento da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).
Os serviços, mantidos pela prefeitura municipal, aparecem como destaque no Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (ISLU), como o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), Ecopontos e a destinação dos resíduos sólidos. Junto com São José, a Abrema selecionou outras cidades com mais de 250 mil habitantes, como Blumenau, Florianópolis, Joinville e Niterói (RJ).
O presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Michael Rosanelli, explica que o índice avalia a adequação da gestão dos resíduos sólidos dos municípios do Brasil, conforme critérios específicos de sustentabilidade. “Esse reconhecimento é um prêmio pelo trabalho realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, e pela Ambiental na gestão dos resíduos sólidos na cidade, desde a coleta até a devida destinação dos resíduos.”
Além da coleta de móveis feita diariamente por seis caminhões da Secretaria de Infraestrutura, o município conta com um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na Rua João José Martins, em Potecas, e os Ecopontos localizados na Praça Adriano de Farias, no bairro Forquilhinha, e na Beira-Mar de São José.