Para ensinar e sensibilizar os estudantes sobre responsabilidades com os animais, os professores do Centro Educacional Municipal Santa Terezinha, do bairro Forquilhas, em São José iniciaram o projeto Nossa Escola é o Bicho. A definição de iniciar a educação nesse estabelecimento tem razões de sobra: em suas imediações, são registrados constantemente, situações de abandono, maus tratos e crimes contra animais domésticos.
A proposta é de desenvolver ações que sensibilizem os alunos e a comunidade escolar sobre os direitos, o bem-estar, a proteção e a guarda responsável dos animais. O projeto-piloto, está sendo desenvolvido com turmas dos 5º anos. “É preciso promover experiências reflexivas críticas e dar suporte para os alunos fazerem escolhas corretas sobre os modos de ser, ver e agir no mundo”, frisou a professora Bárbara Constante Alves.
Nessa primeira aula educativa, o médico-veterinário, também membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina, Luiz Afonso Erthal, em palestra, conversou com as crianças sobre os cuidados básicos que os animais necessitam para o bem-estar físico e emocional, além de orientar os estudantes sobre ações de resgate e denúncias de maus-tratos. As turmas 21, 41, 51 e 52 receberam cartilhas educativas e foram convidadas a serem super-heróis da natureza.
“As crianças ficaram muito sensibilizadas. Buscamos com essas ações contribuir e estimular valores humanitários, que possibilitem atitudes de respeito e senso de responsabilidade”, finalizou a professora Clarisse da Luz Nascimento. As próximas ações contemplam a inclusão do tema nas propostas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
Situações de maus-tratos aos animais devem ser denunciadas na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde: 0800 645 9889.