SANTA CATARINA VAI AMPLIAR CAPACIDADE DE ABASTECIMENTO DE GÁS NATURAL NOS PRINCIPAIS CORREDORES RODOVIÁRIOS DE CARGAS

Para ampliar a capacidade de abastecimento por GNV, o gás veicular natural, para as frotas de caminhões cargueiros que trafegam pelas rodovias catarinenses, o governo do Estado, através da SCGÁS, vai montar novos pontos de alta vazão nos principais corredores do transporte rodoviário, situados ao longo das BRs 280, 116, 470 e 282 e, em cidades estratégicas, como Chapecó, Mafra, Campos Novos e Vargem Bonita. Atualmente, 56 caminhões movidos a GNV estão registrados em Santa Catarina e 1.463 no Brasil, de acordo com os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O potencial das novas estações, vai reduzir drasticamente o tempo de abastecimento do GNV. Nos pontos convencionais o tempo de espera é de quase uma hora e com os novos postos, os caminhões ficarão parados pelo máximo de 15 minutos.

As novas estações poderão, ainda, ser integradas a postos de baixa vazão existentes oferecendo, não apenas economia de tempo, como também benefícios ambientais significativos para as empresas. “O valor médio da implantação de uma estação de abastecimento de alta vazão, a partir de um posto que já opere em baixa vazão, gira em torno de R$ 250.000,00”, explica Ronaldo Macedo Lopes, engenheiro da área comercial da SCGÁS.

REDUÇÃO DA POLUIÇÃO

O uso de Gás Natural Veicular (GNV) em veículos pesados, tem ajudado a reduzir a poluição atmosférica e a tornar as cidades mais limpas. Dados do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) mostram que há mais de 550 mil veículos pesados, ônibus e caminhões operando com GNV no mundo.

No Brasil, a substituição do diesel pelo gás natural está crescendo, oferecendo vantagens como economia, baixo teor de carbono e segurança. O GNV é fundamental na transição para uma matriz energética mais limpa e na diminuição da emissão dos poluentes na atmosfera. O uso do GNV em frotas pesadas está em ascensão no país, e a SCGÁS desempenha um papel fundamental na promoção de um futuro mais limpo e eficiente para o transporte e logística em Santa Catarina.

As empresas que operam frotas movidas a GNV reduzem em até 85% a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e 85% materiais particulados (MP), principais responsáveis pela poluição do ar em áreas urbanas. O GNV também contribui para a redução de até 25% nas emissões de CO2, e esse percentual pode chegar a 85% com o uso de biometano, proporcionando uma redução sensível na emissão do dióxido de carbono (CO2) que é o principal causador do efeito estufa (GEE), responsável pelo aquecimento global do planeta.

Essas reduções reforçam o papel do GNV na descarbonização das operações logísticas e na transição para uma matriz energética mais limpa. Outro importante benefício do uso do GNV em frotas pesadas é a redução média dos custos operacionais de transporte variando na ordem de 20%.

A expectativa é de que esse número cresça, à medida que transportadoras adotam soluções mais sustentáveis e competitivas.

CORREDORES AZUIS

Os “Corredores Azuis” em operação, que incluem cidades como Araquari, Itajaí, Alfredo Wagner, Lages, Blumenau, Rio do Sul, Pouso Redondo, Criciúma, Sombrio e Passo de Torres estão ampliando o acesso ao GNV, favorecendo o uso do combustível em frotas pesadas. No cenário nacional, o programa “Corredores Azuis”, liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), visa integrar a infraestrutura de GNV e biometano, promovendo a descarbonização do setor de transporte rodoviário de cargas.
Cenário mundial

Em nível global, países como Estados Unidos, Itália e China lideram o uso de GNV em veículos pesados, demonstrando como a adoção dessa tecnologia pode contribuir para operações logísticas mais econômicas e sustentáveis. A China tem mostrado um crescimento significativo na adoção do GNV para veículos leves, com o número de veículos passando de 6.450 em 2003 para mais de 5,2 milhões em 2020. O país também está expandindo sua frota de veículos pesados movidos a GNV.

Nos Estados Unidos, o uso de Gás Natural Veicular (GNV) é mais comum em ônibus e caminhões de grandes frotas do que em veículos leves. Na Europa, a Itália se destaca como pioneira na conversão veicular para substituir o diesel e a gasolina, mantendo-se como o líder europeu no uso de GNV. Outros países europeus, como Espanha e Portugal, também utilizam o GNV em suas frotas, tanto em veículos leves quanto, principalmente, em pesados.

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