SANTA CATARINA LANÇA PAINEL DE CONTROLE SOBRE DENGUE E CHIKUNGUNYA

Com mecanismos para acompanhar a movimentação e levantar dados sobre incidência de doenças tropicais e infecciosas em Santa Catarina, o governo do Estado lançou hoje o Painel para Monitoramento de Casos de Dengue e Chikungunya. Com essa nova ferramenta, vai ser possível apurar número de casos prováveis, óbitos, faixa etária dos casos, número de casos por município, além de acompanhar o mapeamento dos focos do mosquito Aedes aegypti pelo estado. De acordo com os dados atualizados do painel, SC já tem 25.984 casos prováveis de dengue, com 10 óbitos confirmados. Já com relação à chikungunya são 84 casos prováveis.

“Esta ferramenta de monitoramento da dengue em Santa Catarina será fundamental para nos auxiliar nas tomadas de decisão tanto para as ações estaduais quanto para as municipais. Com o painel teremos acesso a informações e relatórios atualizados diariamente, intensificando a transparência dos dados aos gestores e população em geral, disse a secretária Estadual da Saúde, Carmen Zanotto.

A secretária acrescentou ainda que “o governo está atento e fazendo a sua parte, apoiando os municípios no combate à dengue. Mas um alerta: grande parte da solução da dengue está nas nossas mãos, vamos cuidar das nossas casas e dos nossos locais de trabalho para que as prefeituras possam cuidar dos cemitérios, das praças e áreas públicas. Então faça a sua parte”, salientou.

PAINEL DOS CASOS

As informações disponíveis no painel são provenientes dos casos notificados pelos municípios no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan On-line e Net) do Ministério da Saúde (MS), além de dados do sistema Vigilantos da DIVE/SC para análise dos focos do mosquito, e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) através do Gerenciador do Ambiente Laboratorial (GAL), para informações sobre os testes.

“O painel vai dar mais transparência para os dados. As pessoas podem acessar e ter conhecimento sobre como está a situação do seu município e isso pode até servir como mais um alerta, para que cada um faça sua parte na prevenção da doença”, destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica do estado.

Os dados apresentados no painel são parciais e sujeitos a alteração, a partir das informações inseridas pelas Secretarias Municipais de Saúde, com possibilidade de variação diária nas informações. Os dados serão atualizados diariamente (às 7h e às 13h). No painel pode-se aplicar filtros como por exemplo ano, classificação dos casos, municípios, região de saúde, sexo e raça, entre outros.

Para ter acesso ao painel, acione esse link: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiY2IxZWJkZDItN2I1ZS00YmM2LWE0Y2MtNzdkOTNjN2I2MzZhIiwidCI6ImExN2QwM2ZjLTRiYWMtNGI2OC1iZDY4LWUzOTYzYTJlYzRlNiJ9

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome