Como programação especial para celebrar o Dia Mundial da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis em parceria com a Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina, vai realizar uma série de atividades neste sábado voltadas à comunidade em geral na Policlínica da Mulher e da Criança, localizada na Rua Esteves Jr, 89, centro da Capital. A programação inicia às 9 horas e se prolonga até às 13 horas.
Com o tema “Saúde Global”, a ação quer conscientizar a população para a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia. Ao longo da manhã, estão previstas palestras educativas e atividades interativas e gratuitas de serviços oferecidos na rede municipal e pelos parceiros que estarão participando do evento, como os Conselhos Regionais de Odontologia (CRO-SC), Engenharia e Agronomia (CREA-SC), Biologia (CRBio), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-SC), Fonoaudiologia (CREFONO), Medicina Veterinária (CRMV-SC), Nutricionistas (CRN-SC) e Educação Física (CREF-SC).
“A parceria entre a ASCOP/SC e a Secretaria de Saúde de Florianópolis mostra que a união de diferentes áreas do conhecimento fortalece a promoção da saúde e do bem-estar, enaltecendo o compromisso coletivo com uma sociedade mais saudável e sustentável’, afirma a presidente da ASCOP/SC, Kita Xavier.
Coletas de preventivo, aulas de Pilates e alongamento, aplicação de acupuntura, auriculoterapia e ventosas, orientações sobre amamentação, alimentação saudável, saúde bucal e a qualidade do sono, distribuição de sementes de hortaliças e exposição artística são algumas das atividades propostas a quem passar pelo local.
Com o início da campanha de vacinação contra a gripe na capital, o personagem Zé Gotinha estará presente para incentivar a imunização de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos de 60 anos ou mais e outros contemplados dos grupos prioritários. Para estimular a adoção consciente de cães e gatos, a Dibea também participa da ação com informações e dicas, além de levar alguns animais que poderão sair do evento com um novo lar.
“Iniciativas como essa nos fazem pensar cada vez mais na importância da conscientização para o bem-estar individual e coletivo, com foco na prevenção de doenças e a promoção de hábitos saudáveis para os moradores de Florianópolis”, reforça a gerente de Atenção Especializada do município, Maira Manerich. Para participar das atividades, é necessário apresentar um documento de identificação. Quem deseja colocar o calendário vacinal em dia precisa levar a caderneta de vacinação.