REFLEXOS DA PANDEMIA: SETOR DE NEGÓCIOS EM SC JÁ DEMITIU MAIS DE 530 MIL COLABORADORES

Como consequências negativas do coronavírus, entre os meses de março e abril, os negócios empresariais em Santa catarina já demitiram mais de 530 mil colaboradores. Os números constam de uma pesquisa de mercado feita pela Fiesc, Sebrae e Fecomércio sobre o impacto da pandemia na economia catarinense.

O diretor técnico do Sebrae, Luc Pinheiro enfatiza que “mesmo com o afrouxamento das medidas de isolamento e com as medidas adotadas pelos governos para auxiliar as empresas, muitas seguem sem alternativa. Somente nos últimos 19 dias cerca de 124 mil catarinenses perderam seus empregos.

Os setores de comércio e os serviços foram fortemente impactados com a suspensão total ou parcial das atividades. Com a política de distanciamento e isolamento social, 20% das empresas do setor de serviços estão temporariamente fechadas e 1,2% não devem mais abrir as portas. Já no comércio, 92% dos estabelecimentos estão mantendo algum nível de atividade.

Na Região da Grande Florianópolis, 36,9% dos empresários afirmaram ter demitido ao menos dois funcionários no último mês. O número total de pessoas que perderam o emprego é de 96.278. A perda de faturamento na região é estimada é R$2,67 bilhões.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar acrescenta que “a soma dos números de demissões, suspensões de contratos e reduções de jornada/salário dá uma dimensão muito clara do forte impacto que a crise tem sobre a economia e como ela afeta as famílias catarinenses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome