Dentro do programa de adequação da infraestrutura do setor aeroviário em Santa Catarina, o governador Jorginho Mello autorizou, hoje, em São Miguel do Oeste, a liberação de R$ 7,5 milhões para obras de revitalização do Aeroporto Hélio Wasum. A verba será repassada à prefeitura municipal através de convênio com a secretaria Estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias.
Os serviços envolvem a construção do terminal de passageiros, área de estacionamento de veículos, revitalização da pista de pouso e decolagem, do pátio de estacionamento de aeronaves, instalação do equipamento PAPI, instrumento de segurança que sinaliza e monitora a navegação aérea, além dos sistemas de balizamento e sinalização das pistas.
“Essa reforma, essa ampliação vão dar condições melhores das pessoas voarem daqui. A gente reduziu o ICMS de 17% do querosene da aviação – que pode chegar a 1,5% -, desde que a empresa faça seis voos semanais em Santa Catarina e todos nós sabemos que 50% do custo de um voo é combustível, então a gente além de não ter aumentado a tributação a gente reduziu o valor. Por isso tá tendo uma procura muito grande das companhias. Por isso também que nós estamos revitalizando todos os nossos aeroportos e aqui é um aeroporto estratégico, explicou o governador Jorginho Mello.
ESTRUTURA ATUAL
O Aeroporto de São Miguel do Oeste possui pista de pouso e decolagem asfaltada de 1.260 metros de comprimento por 18 metros de largura. Atualmente opera voos da aviação geral sob condições visuais diurna e noturna. No aeroporto estão instalados sete hangares. O aeroporto processa mais de 100 movimentos mensais, com voos para a formação de pessoal para a aviação civil (centro de formação de pilotos), voos executivos, transportes de enfermos e órgãos e segurança pública.
O Governo Estadual detém a outorga do aeroporto e em maio deste ano renovou a subdelegação ao município de São Miguel do Oeste por mais cinco anos. Cabe ao executivo municipal a exploração, manutenção e gestão do local.
“O Aeroporto de São Miguel do Oeste está em uma localização estratégica do Estado e estes investimentos autorizados pelo governador Jorginho Mello vão permitir que ele esteja preparado para atender as demandas da região do extremo oeste catarinense”, afirma o secretário da SPAF, Beto Martins.
O prefeito de São Miguel D’oeste, Wilson Trevisan e o vice Edenilson Zanardi, que a modernização do aeroporto “vai atender a mais de 30 municípios, representando uma esperança de que em breve nós termos aqui voos regulares para atender a nossa região. Com a política do estado de redução de impostos pra voos, eu acredito que com a revitalização do aeroporto e esses investimentos, que vão ser feito aqui pelo governo do estado e também pelo município, vão dar plenas condições de nós termos mais segurança e principalmente consolidarmos aqui o aeroporto de São Miguel do Oeste como um aeroporto regional”, pontuou Trevisan.