RAPIDEZ NO TRÂNSITO: EMERGÊNCIA EM SAÚDE DO SAMU É EQUIPADO COM MOTOS EM SC

Implantado no início do ano nas cidades de Florianópolis e Palhoça, o programa motolâncias, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Samu, coordenado em Santa Catarina pela Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, vai atender mais duas cidades: Chapecó e Itajaí.

São motocicletas, equipadas para atendimento emergencial de saúde, conduzidas por profissionais das áreas de enfermagem , com vantagens de circulação e mobilidade em relação às ambulâncias. O serviço facilita o acesso aos locais de grandes congestionamentos e os de difícil entrada – vielas estreitas, comunidades de difícil acesso e áreas rurais -, além de diminuir o tempo resposta das ocorrências.

As motolâncias são pilotadas por um técnico de enfermagem treinado para realizar o primeiro atendimento emergencial ao paciente. Elas estão equipadas com o essencial para a prestação de cuidados com a saúde, como desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, cilindro de oxigênio, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. As motos servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (USB) e das de Suporte Avançado (USA).

“A crescente demanda pelo serviço de emergência e o desafio de realizar um atendimento mais rápido e com qualidade, impulsiona a adoção de soluções inovadoras, como é o caso das motolâncias”, considera Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.

As secretarias municipais de Saúde, que têm interesse em implantar as motolâncias e efetivar o processo, deverão efetuar o pedido através de um ofício com autorização do prefeito, para a Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde. Antes da ampliação do serviço será realizado um estudo de viabilidade, com detalhamento técnico, para ter conhecimento se é possível realizar o serviço na localidade. Além disso, vale ressaltar que os municípios deverão ter a Unidade de Suporte Básico (USB) ativa para a viabilização do programa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome