Lançado pela prefeitura de Florianópolis e coordenado pela Assessoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero, o protocolo “Não se Cale”, instrumento que vai treinar funcionários de estabelecimentos públicos para identificar casos de violência e assédio contra mulheres, já recebeu a adesão oficial de 10 casas de baladas da Capital. Ontem, Dia Internacional da Mulher, no gabinete do prefeito Topazio Neto, o visto de proteção às mulheres foi assinado pelos empresários que administram as casas Boteco Quintino, Double, Salt, John Bull, Grupo All (Stage, Terraza e Posh) e Novo Brasil (Milk, Art’s, Donna, Aqua, Ammo Beach, P12). A adesão é opcional e as casas que aderirem receberão um selo da Prefeitura.
A Prefeitura Municipal de Florianópolis, juntamente com as instituições interessadas, irá promover a capacitação inicial dos funcionários, cabendo aos estabelecimentos, dar sequência à capacitação de novos funcionários, bem como atualização dos antigos, a cada 12 (doze) meses.
“A aplicação desse documento é extremamente necessária para acolher vítimas de assédio sexual, construido com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina (OAB), Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e bares e baladas da cidade que entendem a importância de uma cidade turistica segura”, explica Topázio Neto, prefeito da Capital.
“Vamos acolher todas as mulheres, sobretudo na condição de vítima daquele episódio. A assinatura e a adesão de tantas baladas é um avanço para nós”, relata Andréa Aline Vergani, Assessora de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero.