PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO VIÁRIA DA SC-401 EM FLORIANÓPOLIS ENTRA NA FASE FINAL

SC-401 em Florianópolis: as obras de reestruturação irão mudar a "cara" da mobilidade numa das rodovias mais movimentadas de Santa Catarina.

Está em fase final, a análise das documentações das empresas que apresentaram as propostas para executar as obras de reestruturação viária e triplicação do trecho mais urbanizado da SC-401, em Florianópolis, com a implantação de marginais, viadutos e rótula, numa extensão é de quase 10 quilômetros.

“As obras vão começar e para ter menor impacto na vida das pessoas as maiores intervenções serão sempre à noite. Vamos melhorar do início da SC, no Bairro João Paulo, até o Cacupé. É um dos trechos mais movimentados do estado. Deu um acidente ali e para tudo. A rodovia precisa de melhorias. Como a discussão é antiga, mas ninguém se mexeu para resolver, nós vamos fazer”, afirmou o governado Jorginho Mello.

Os técnicos estão cumprindo os prazos legais, mas a determinação do governador é celeridade e prioridade a este processo, conforme explica o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper. “A nossa intenção é concluir toda a parte burocrática em breve para homologar a empresa vencedora, possibilitando que o governador dê a ordem de serviço o quanto antes”, adianta o secretário.

Desde o início dos anos 2000, a SC-401 recebeu apenas melhorias pontuais e agora passará, em seu trecho mais movimentado, por uma reformulação completa. “Também quero destacar a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura”, assinala o secretário.

O PROJETO DA SC-401

Vias marginais:
Serão quase 4 kms de vias marginais, somando-se as obras nos dois sentidos da rodovia. Elas serão entre o viaduto Monte Verde até o viaduto de acesso ao Bairro de Santo Antônio de Lisboa.

Passagem elevada:
O projeto prevê, no km 13, um retorno com passagem elevada para o fluxo Centro-Bairro sobre a SC-401. A estrutura propiciará o acesso ao Caminho dos Açores, uma demanda antiga da comunidade.

Rotatória:
No acesso ao Bairro Cacupé, no km 14, será implantada uma rotatória para instruir a saída do Bairro, propiciando o movimento mais seguro.
A partir deste entroncamento haverá ruas marginais que receberão o fluxo local de moradores e do comércio existente.

Viaduto:
No km 14 será implantado um viaduto no Bairro de Saco Grande para acessar a Rodovia Virgílio Várzea.

Curva após o shopping:
Aumento de raio da curva no km 18. Mudança trará mais segurança aos motoristas e maior fluidez de tráfego no local.

 

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