PRIMAVERA: DIAS COMEÇAM A SER MAIS LONGOS QUE AS NOITES

O inverno de 2017 foi mais seco e quente do que o normal em Santa Catarina, dominado por frequentes bloqueios atmosféricos nos oceanos Pacífico e Atlântico, responsáveis por períodos prolongados sem chuva e estiagem no estado, sobretudo nos meses de julho e setembro. As frentes frias, principais sistemas meteorológicos causadores da chuva durante a estação, foram escassas e consequentemente também as massas de ar polar, resultando em temperaturas mais altas.

A primavera começa oficialmente pelo calendário astronômico nesta sexta-feira, 22, às 17h02, quando ocorre o equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando o dia e a noite têm a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites.

Nesta sexta, o tempo fica ensolarado e as temperaturas continuam altas em Santa Catarina. A máxima pode chegar a 33ºC no Extremo-Oeste. No restante do estado, varia entre 27ºC e 32º. O vento sopra de Noroeste, passando a Sudoeste no fim do dia. A intensidade é fraca a moderada, com rajadas. Há previsão de chegada de frente fria a Santa Catarina no sábado, 23, provocando chuva e amenizando o calor.

>>> Mais detathes da previsão para sexta-feira e final de semana

Em 2017, a primavera deve contrariar a climatologia, tratando-se de uma das estações mais chuvosas do ano, a previsão é de chuva abaixo do esperado e temperatura acima da média climatológica, ou seja, a continuidade do padrão seco e quente já observado no inverno,  com risco de queimadas. Outubro é o mês mais provável de ter chuva próxima à média, com chance de minimizar a situação de estiagem no estado.

>>> Confira a situação dos rios em Santa Catarina

Na primavera, são comuns os temporais com granizo e ventania e, por vezes, acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Essa condição pode ocorrer com menor frequência nos próximos meses, mas não deve ser descartada. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Temperatura

A previsão é de temperatura acima da média climatológica em SC no próximo trimestre. Especialmente na primeira quinzena de outubro ainda pode chegar ao estado uma ou outra massa de ar frio, com diminuição de temperatura e formação de geada fraca no Planalto Sul. Também são caraterísticas de inverno/primavera os nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Risco de ressaca e alagamento no Litoral de SC

Durante este fim de semana, retorna a condição de ressaca no Litoral de SC, devido à passagem de uma frente fria. Ondas com altura entre 1,5m e 2m, vindas de Leste, associadas ao empilhamento da água na costa causado pelo vento Sul podem provocar inundações costeiras nas áreas mais baixas da costa catarinense a partir da tarde de sábado, 23, até o início de segunda-feira, 25. Recomenda-se especial atenção para os horários de maré astronômica cheia, quando o nível do mar ficará ainda mais elevado, de acordo com a tabela abaixo:

(Fonte e foto: Site do Governo de SC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome