A Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, já deixou tudo pronto para o momento da visita dos moradores da cidade aos seus entes queridos. A pintura do rodapé, limpeza das áreas comuns e sinalizações dos cemitérios da cidade foi providenciada em uma força-tarefa que o secretário de Serviços Públicos nomeou como Operação Finados. “É um momento em que nosso trabalho proporciona um afago ao encontro dos moradores com a história dos seus familiares. Para que tudo estivesse organizado, fizemos um esforço maior do efetivo de limpeza e pintura”, explicou o secretário Edson Ghizoni, de Serviços Públicos em Palhoça.
Palhoça conta com quatro cemitérios oficiais que foram reestruturados e pintados para o Dia de Finados: Cemitério do Passa Vinte, Cemitério da Barra, Cemitério da Enseada de Brito e Cemitério da Passagem, na Praia do Sonho. “É um trabalho relativamente simples em vista do que a gente já faz em outras oportunidades por datas importantes do ano. É um momento de reconhecimento com a história de quem já viveu por aqui e de quem vive a própria história nessa cidade”, disse o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Na tradição da Igreja Católica, 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos, quando se reza por aqueles que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados. O dia seguinte foi considerado o mais apropriado para fazer orações por todos os demais falecidos, por isso o dia 2 de Novembro ficou conhecido como o Dia de Finados.