O setor turístico foi fortemente impactado pela pandemia da Covid-19. No Brasil e em todos os países do mundo os números de viagens e diárias de hotel registraram uma profunda queda em 2020. Aos poucos, porém, esse cenário vem mudando através de diversas ações das organizações que atuam no setor como, por exemplo, a digitalização.
Conforme dados divulgados pela 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, um total de 85% das empresas que atuam na indústria turística brasileira já se digitalizaram.
No município de Palhoça, essa realidade também é facilmente percebida. Diversas empresas que atuam no setor investiram na digitalização e passaram a oferecer ainda mais comodidade e segurança a seus clientes. A possibilidade de fazer reservas online e, também, pagamentos de forma virtual, contribui em muito para ampliar o interesse dos visitantes nesse momento de retomada do turismo.
“No novo normal que deve surgir com o fim da pandemia, a digitalização será uma ferramenta estratégica nos mais diversos setores. Os empreendedores turísticos palhocenses já estão investindo nesse diferencial e a administração pública também. Estamos desenvolvendo estudos para a criação de um site completo para ampliar ainda mais a divulgação de nossa cidade. Tenho certeza que Palhoça, cada vez mais, se consolida como um importante destino de viagens dentro do Brasil” ressalta o secretário de Turismo José Virgílio da Silva Júnior.