Para acabar com a emaranhada e descontrolada redes de fios e cabos em desuso que infestam os postes de energia elétrica em Florianópolis, o prefeito Topazio Neto decidiu dar um basta nessa verdadeira poluição visual que, além de denegrir a imagem da cidade, esparrama pelas vias públicas fios pendurados que são verdadeiros riscos de perigos e acidentes com pedestres, além cabos aéreos soltos de um lado a outro das ruas que são arrancados facilmente pelos veículos em trânsito.
A prefeitura possui em seu código de posturas normas rígidas para coibir essa “invasão” descontrolada de concessionárias de energia elétrica, internet, tvs a cabo que não obedecem padrões técnicos de segurança. É nessa direção que o prefeito Topázio exige providências dessas empresas.
Em postagem nas redes sociais, o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, cobrou ações mais efetivas da Celesc para limpar os postes da cidade com cabos e fiação aérea em desuso. De acordo com o prefeito, a cidade já conta com uma lei que prevê multa para os responsáveis pela poluição visual.
A Prefeitura reconheceu avanços por parte da concessionária de energia, com a criação de grupo de trabalho para organizar operações, no entanto, de acordo com Topázio, as ações práticas estão demorando. O prefeito determinou rigor na fiscalização a partir de segunda feira caso a limpeza não inicie.