A partir desta quarta feira, por determinação da Prefeitura de Florianópolis, bares, hotéis, restaurantes e similares localizados na orla das praias vão ter que requerer licença especial para colocar mesas, cadeiras e outros equipamentos sobre as faixas de areia e em espaços delimitados.
Mas, para obter a licença especial, os proprietários ou ocupantes desses estabelecimentos vão ter que apresentar à prefeitura o alvará de funcionamento e daí o bicho vai pegar. Por quê? Porque, faz anos, que muitos desses comerciantes exploram os serviços de forma clandestina e sem qualquer direito legal.
Pelo decreto assinado pelo prefeito Gean Loureiro qualquer estabelecimento que não apresentar o alvará de funcionamento e explorar a faixa de areia será lacrado.
E mais: como se fossem donos das praias, muitos comerciantes praticam atos de verdadeiros absurdos: primeiro: as faixas de areia, como se tivessem sido privatizadas, são invadidas por mesas e cadeiras.
Segundo: pessoas que estejam nas praias e, se por acaso ocuparem esses equipamentos, imediatamente, garçons e atendentes aparecem, apresentam cardápios e exigem consumo para que possam permanecer no local.
E mais: Para manter a ordem e o direito de explorar serviços comerciais nos balneários, como bares, restaurantes e hotéis ou vendedores ambulantes, diariamente, das 6 da manhã às 2 da madrugada, mais de 100 homens, dentre fiscais e integrantes da Guarda Municipal estarão fazendo rondas pelas praias.
Finalmente: Parabéns prefeito Gean Loureiro. Com essa determinação legal de fazer valer o Poder de Polícia do Município, todos terão seus direitos de ir e vir preservados. Todos ganhamos, a cidade, os moradores e nossos visitantes.