PRAIAS: PREFEITURA E CASAN IDENTIFICAM NOVOS CRIMES AMBIENTAIS EM FLORIANÓPOLIS

Definitivamente, os trabalhos incessantes de forças tarefas da prefeitura de Florianópolis e da Casan para orientar, por exemplo, o despejo correto do esgoto nas redes sanitárias e coibir crimes ambientais em que há o esgotamento direto na rede pluvial, continuam sendo ignorados por proprietários de imóveis e casas comerciais.

Hoje, a transgressão às leis ambientais foi registrada numa das praias mais movimentadas, especialmente por turistas argentinos: Canasvieiras. A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear atendeu a um pedido da Câmara Municipal  para investigar os relatos de mau cheiro sentido por moradores em vários pontos do balneário. Moradores apontaram que o esgoto que é derramado por imóveis desagua diretamente no mar. A fiscalização retirou amostras de água para análise e vai continuar monitorando os locais notificados.

Também, nesta semana,  três bairros de Florianópolis receberam 16 agentes do programa Floripa Se Liga na Rede para realização de inspeções sanitárias em residências. Na Cachoeira do Bom Jesus, Saco dos Limões e Costeira do Pirajubaé, oito duplas técnicas analisaram as estruturas de saneamento de 19 moradias, com cerca de 12 irregularidades encontradas durante as atividades.

Dentre a dúzia de problemas registrados, houve apenas dois tipos: ausência de caixa de gordura e tubulações conectadas parcialmente à rede de esgoto sanitário. De acordo com o protocolo, após a inspeção, foram preenchidos documentos de regularização pelos agentes técnicos e entregues aos moradores responsáveis pelas instalações da residência. No registro, constam orientações, prazos e contatos da equipe técnica. Junto disso, também foi entregue um manual de orientação às famílias.

Por determinação, são estipulados 30 dias para o conserto de irregularidades consideradas comuns. Para os registros de esgoto despejados na rede pluvial, são determinados 15 dias para correção, que fica sob responsabilidade do proprietário do imóvel. Após o período informado, é orientado que os responsáveis corrijam o problema e, na sequência, façam contato com os técnicos novamente para solicitar o retorno e nova avaliação.

A Blitz Sanear e o Floripa Se Liga na Rede são serviços realizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Casan.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome