POLÍCIA MILITAR/SC APRESENTA BALANÇO DA “OPERAÇÃO ALEGRIA”

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) divulgou o balanço final da Operação Alegria 2018, realizada das 8h do dia 9 às 8h desta quarta (14). Os percentuais apresentados, quando acompanhados dos símbolos “+” ou “-“, referem-se ao aumento ou redução, em comparação com o balanço da Operação Alegria de 2017.

Este ano foram empregados 5.177 policiais militares (+6,94%) no policiamento preventivo das festividades carnavalescas. Para isso, a distribuição do efetivo foi pautada em um planejamento operacional que deu atenção especial aos locais onde tradicionalmente ocorrem desfiles ou festas que atraem maior concentração de foliões. Destaque para as cidades de Florianópolis, Navegantes e Balneário Camboriú (Litoral), Joinville (Norte), Laguna (Sul), Joaçaba (Meio Oeste), Itá e Águas de Chapecó (Oeste).

Ao todo, foram atendidas 575 ocorrências policiais (+117,8%). Destaque para os fatos relacionados à perturbação do trabalho ou sossego alheio (154 atendimentos * 26,78% do total de ocorrências deste ano), posse e/ou uso de entorpecentes (106 atendimentos * 18,43% do total de ocorrências deste ano), vias de fato (48 atendimentos * 8,34% do total de ocorrências deste ano) e lesão corporal (24 atendimentos * 4,17% do total de ocorrências deste ano).

Também foram atendidas 100 ocorrências relacionadas ao trânsito (17,39% do total), onde foram contabilizados três atropelamentos. Felizmente, não houve registros de acidentes de trânsito com vítimas fatais. Entretanto, vinte e quatro pessoas foram abordadas conduzindo veículo sob influência de álcool (-22,58%).

No quesito entorpecentes, foram apreendidas 3.777 gramas de drogas (+250%) (cocaína, crack e maconha). Também foram apreendidas 206 unidades de ecstasy/LSD (-7,21%).

Dezesseis pessoas acabaram presas por tráfico de drogas (+77,78%). Cento e duas pessoas tiveram de ser presas/apreendidas (+88,89%) e 17 mandados de prisão foram cumpridos. Sete armas de fogo foram apreendidas (mesmo número do ano anterior). E não houve registro de casos de estupro ou tentativa de estupro este ano.

Neste contexto, um total de 439 boletins de ocorrência (+125,2%) foram confeccionados. Apenas 25 ocorrências de furto e 23 ocorrências de roubo foram registradas.

Lamentavelmente, no último dia de Carnaval, houve o registro de um homicídio (-66,67%) na cidade de Imbituba. Importante destacar que o crime não ocorreu durante nenhuma festividade e que possui fortes indícios de estar relacionado com o tráfico de drogas.

(Fonte: PMSC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome