SC: A MAIOR ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO DO ESTADO FICA PRONTA NO ANO QUE VEM EM SÃO JOSÉ

A determinação do prefeito Orvino Coelho de Ávila, no ano passado de enfrentar um problema histórico de São José que vinha afetando a saúde, a qualidade de vida de toda a população de um dos bairros mais desenvolvido da cidade, Potecas que convivia com o cheiro insuportável dos dejetos lançados pela unidade de tratamento de esgoto, agora, sob um novo projeto, obedecendo todas as normas ambientais, está em fase adiantada de conclusão, a nova Estação de Tratamento de Efluentes  no mesmo bairro.

Considerada a maior obra em termos de saneamento básico no Estado, a nova ETE tem uma área de 185.151,35 m2 e deverá estar concluída em maio de 2024, representa um investimento de R$ 250 milhões. “Acompanhar o andamento das obras é fundamental. É a maior obra em termos de saneamento no estado e São José merece, por isso iremos fazer uma segunda visita e convidaremos o Judiciário para nos acompanhar. A gente espera ansiosamente pela conclusão desta obra. Vai dar uma nova cara ao Bairro Potecas, a cidade vai crescer nesta região”, destaca o prefeito Orvino que, hoje, acompanhado do vice-prefeito, Michel Schlemper, secretários municipais e vereadores, esteve em Potecas e  recebeu informações técnicas sobre o avanço das obras pelo diretor de Operação da Casan, Joel Horstmann. Ele também explicou que a obra está dentro do cronograma, e que a Casan está agilizando todas as compras de equipamentos e projetos elétricos. “Na parte estrutural, estamos concluindo a instalação das estacas de concreto para depois construir a laje de fundo e as paredes laterais dos tanques de aeração.

A nova estação já está com a terraplanagem do terreno e mais de 1.200 das 2.200 estacas de concreto, com profundidade média de 18 metros,já foram  instaladas para sustentar três tanques que, por onde atravessará o esgoto bruto sendo ao final transformado em água adequada para reuso doméstico ou industrial.

O FIM DO PESADELO

Em julho de 2022, para atender a reivindicação histórica da comunidade josefense, a Prefeitura e a Casan deram início à obra da nova ETE de Potecas. Além das melhorias no tratamento de efluentes, ela vai colocar fim ao mau odor que exala da atual estação.

A nova estrutura está sendo construída em área doada pelo Município, aos fundos da atual estação (esquina da Rua Kiliano Hames com a Francisco Torquato Rosa), o projeto ainda prevê, ao encargo da Casan, a recuperação ambiental da área, que ganhará um parque municipal. Um dos pontos dessa demanda é a completa desinstalação das lagoas de estabilização do bairro Potecas.

O acordo prevê também a meta de Universalização de Coleta e Tratamento de Esgotos para os próximos anos. O objetivo fixado pela Casan é alcançar o índice de 90% dos indicadores de acesso ao saneamento básico no município de maneira antecipada. Inicialmente o prazo limite era até o ano de 2042 mas, com o acordo, foi estabelecido o ano de 2027 como limite, antecipando em 15 anos a entrega da obra.

Outro compromisso fixado é de que a Casan deverá repassar, mensalmente, 5% do valor arrecadado ao Fundo Municipal de Saneamento Básico, que e serão aplicados em projetos de distribuição de água, o estímulo à racionalização do consumo, e o aproveitamento de águas de chuva, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome