PLANEJAMENTO VAI VIABILIZAR A MAIOR OBRA DE MOBILIDADE URBANA EM SÃO JOSÉ

Com planejamento antecipado para ordenar o crescimento atual e futuro de São José, a prefeitura municipal apresentou hoje o principal projeto para modernizar o sistema de mobilidade urbana na cidade: A Beira-Rio Forquilhas, que vai ligar a BR-101, próximo à empresa Intelbras até a rodovia estadual SC-281, abrindo conexões de tráfego pelo chamado trecho 2 que já está em construção, para outras vias públicas que também receberão melhorias. Também, está no projeto a construção de um viaduto entre a SC-281 com as ruas Luiz Fagundes e Senador Carlos Gomes de Oliveira.

Para concretizar as obras do novo corredor viário, o município vai precisar investir R$ 32 milhões e, segundo o prefeito Orvino Coelho de Ávila, com o projeto pronto e definido, agora vamos “buscar os recursos, as licenças ambientais para realização da obra”.

O prefeito, ao destacar a preocupação com o planejamento futuro da cidade, lembrou que “se você não cuidar de uma área que está no início e em pleno desenvolvimento, certamente nós vamos ter maiores problemas do que já temos hoje. Temos que apresentar soluções para o desenvolvimento, para um crescimento ordenado, cuidando da parte comercial, da ambiental e consequentemente de toda população. A Beira-Rio Forquilhas é a principal obra de mobilidade de São José, tão ou mais do que a Beira-Mar de Barreiros, por isso temos que ter projetos para buscar os recursos”, enfatizou.

A NOVA BEIRA RIO

O projeto da Beira-Rio Forquilhas está dividido em quatro trechos. O primeiro que está sendo realizado é o denominado trecho 2, liga o lado Oeste ao Leste da cidade. Esse trecho fica nos limites dos bairros Sertão do Maruim, Forquilhinha, Forquilhas, Flor deos bairros Sertão do Maruim, Forquilhinha, Forquilhas, Flor de Nápolis, Potecas, Picadas do Sul e Distrito Industrial e fará a conexão da Rua Antônio Jovita Duarte com a rodovia estadual SC-281.

São quatro pistas, dos quais duas receberam pavimentação asfáltica e aguardam a sinalização da SC-281 ser realizada pelo Governo do Estado para ser liberada para o trânsito. A via conta com uma extensão de 2 km e mais 600 metros de acesso, oferecendo duas faixas de tráfego, recuo para ônibus e interseções com vias adjacentes. As outras duas pistas, que também já foram iniciadas, dependem da realocação das famílias do Loteamento Benjamin para um loteamento habitacional de interesse social.

Já o trecho 1A ainda está em fase de elaboração. Ele prevê uma avenida entre a BR-101 e a parte Leste da Avenida Beira-Rio Forquilhas. O terceiro trecho, da rua Antônio Jovita Duarte até o loteamento Ceniro Martins, em Forquilhas, e o quarto trecho do loteamento até o contorno viário da Grande Florianópolis, com 2,5 quilômetros, estão em fase de planejamento.

FINANCIAMENTO

O vice-prefeito Michel Schlemper ressaltou a importância do diálogo com o Legislativo, lembrando que se trata de um investimento a longo prazo. Agradeceu também as empresas MRV e Engesa pela parceria público privada na doação do projeto e disse que a ideia é conversar com o Banco de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para um possível investimento na obra.

O secretário Michael Rosanelli, de Urbanismo e Serviços Públicos, lembrou que o primeiro passo para uma obra é a elaboração do seu projeto. “São José está crescendo, principalmente em seu interior, e hoje todos sabem da dificuldade que é para fazer uma via, uma ampliação de rua, que desapropriar custa muito, então planejar de forma antecipada o crescimento da cidade faz com que organizemos o futuro.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome