PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS LOGÍSTICAS IMPULSIONAM ECONOMIA DE SANTA CATARINA

"Só no ano passado, Santa Catarina, registrou exportações que somaram 11,6 bilhões de dólares”, disse o governador no encontro, hoje em Brasília, sobre estratégias para desenvolver a economia.

Ações com planejamento em estratégia logística, têm sido fundamentais e com impactos significativos na economia em Santa Catarina, foi o que ressaltou hoje em Brasília, o governador Jorginho Mello, ao participar do “Santa Catarina Day” (Dia de Santa Catarina), encontro coordenado pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), que reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios e avanços na infraestrutura de transportes.

Recordando que, somente no ano passado, Santa Catarina registrou exportações que somaram 11,6 bilhões de dólares”, o governador disse que esses resultados estão conjugados como, por exemplo, “na produção de aves, suínos, motores elétricos, madeira, entre outros itens na pauta de exportação, organização logística fundamental para alavancar a produção, gerar emprego e renda” expressou.

O governador ressaltou ainda a relevância da Infraestrutura de transportes para impulsionar a competitividade catarinense e destacou que Santa Catarina é o único estado brasileiro a contar com uma Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), o que demonstra o compromisso da gestão estadual com a eficiência e a excelência no setor. “É improvável ter um desenvolvimento econômico se o Estado não oferecer ferramentas de eficiência logística, ela é determinante para todas as atividades econômicas”, acrescentou.

Presente no encontro, o senador Beto Martins, ex-secretário Estadual de Portos Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, também reforçou que ações de logística têm sido estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico do estado, revelando que Santa Catarina é o segundo estado brasileiro em movimentação de contêiner, com 61 milhões de toneladas de carga movimentadas anualmente, sendo que 55% dessa carga, não tem o estado como origem ou destino.

Além disso, o senador informou que o governo estadual pretende apresentar a Lei Estadual de Ferrovias, buscando autonomia para autorizar a concessão de novos trechos ferroviários. Ele também fez um apelo para que o governo federal entregue para o governo local as ferrovias que estão sob seu comando, a fim de otimizar a gestão e expandir a malha ferroviária do estado.

OBRAS NOS PORTOS DE SC

Na ocasião, o governador assinou a autorização para a abertura de licitação de projeto para a reestruturação do canal de acesso ao Porto de Laguna; assinou ainda um PELT (Plano Estadual de Logística e Transporte) com a União; e homologação de licitação da atualização do projeto de dragagem a montante de Itajaí.

Durante o evento, foi aberto um espaço de diálogo e troca de experiências entre os participantes, que debateram temas do setor, além de fortalecer parcerias e colaborações em prol do contínuo aprimoramento das políticas de transporte e logística no Brasil.

A Secretaria de Articulação Nacional de Santa Catarina foi fundamental para propiciar a participação do governador e de outros agentes da administração estadual no evento. “Estamos negociando o evento há pelo menos 5 meses juntamente com o IBI e a FPPA. Nós, por meio da secretária Vânia Franco, que apresentamos essa possibilidade e o governador abraçou a ideia, já que sabe a importância do setor para a nossa economia”, afirmou a secretária Lourdes Martini, que está à frente da SAN, enquanto a secretária Vânia Franco está em missão oficial internacional.

LOGÍSTICA EM TRANSPORTE

O contrato do Plano Estadual de Logística e Transporte de Santa Catarina, PELT/SC, entre a SC Participações e Parcerias S.A. (SCPar) e a INFRA S.A. (vinculada ao Ministério dos Transportes), que prestará consultoria técnica para elaboração do plano, foi formalizado pelo governador Jorginho Mello durante a realização do Santa Catarina Day.

A INFRA S.A. terá 18 meses para preparar e concluir o trabalho. Os estudos envolverão processos de análise criteriosa, diagnóstico preciso e planejamento estratégico, com foco na logística empresarial, em infraestrutura e facilitação do comércio. Esta análise da situação atual permitirá ao estado o planejamento futuro de investimentos em todos os modais de transporte com ênfase para cargas destinadas e provenientes do comércio exterior.

O contrato tem o valor de R$ 4.257.295,04 e os recursos serão repassados pela SC Participações e Parcerias S.A. provenientes de dividendos recebidos do Porto de Imbituba.
“Ter um PELT atualizado é fundamental para o planejamento das ações do governo e temos buscado agir dessa forma, pensando nos próximos anos. Esta demanda, inclusive, foi sugerida dentro do Grupo de Trabalho (GT) das Ferrovias, que foi instituído pela SPAF para planejar e discutir este modal e como o PELT envolve todos os modais, levamos esta proposta adiante”, completa o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral.

Participaram do evento ainda outras autoridades como o presidente da FPPA, o deputado federal de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, o presidente do IBI Mário Povia (ex secretário de portos e ex diretor geral da ANTAQ), o presidente da SCPar Renato Lacerda e o secretário de Estado da Comunicação, João Paulo Gomes Vieira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome