Durante o feriadão de Finados, a Prefeitura de Palhoça realizou uma rotina de fiscalização nos cemitérios da cidade, para garantir que apenas ambulantes cadastrados comercializassem seus produtos.
Tradicionalmente, nesta época, amigos e familiares procuram os cemitérios para prestar suas homenagens a entes queridos que já faleceram e estão sepultados nos quatro cemitérios municipais. Muitos comerciantes aproveitam os dias de intensa visitação para comercializar produtos relacionados à data. Para disciplinar esse comércio, a Prefeitura lançou um edital, registrando e credenciando os interessados.
Ao todo, foram realizadas três ações de fiscalização, na sexta-feira (29), no sábado (30) e na terça-feira (2). “Todos tiveram a oportunidade de buscar o credenciamento, então, nós verificamos a situação das pessoas que estavam praticando a atividade comercial e permitimos apenas aquelas que estivessem credenciadas”, relata a coordenadora de Fiscalização da Prefeitura, Ana Paula Machado.
A ação de fiscalização foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, e contou com a participação de auditores da Fiscalização de Obras e Postura e da Fiscalização de Tributos, da fiscalização da Vigilância Sanitária, de agentes da Guarda de Trânsito de Palhoça (GTP) e da Polícia Militar.
O movimento foi intenso, principalmente na terça-feira (2), Dia de Finados. O Cemitério Municipal Senhor Bom Jesus de Nazaré, localizado no Passa Vinte, é o que costuma ter maior movimento nesta data. Antecipando essa movimentação intensa, os agentes da GTP estiveram presentes, como uma equipe fixa no local, para orientar motoristas e organizar o trânsito durante o feriado.
(SECOM/Palhoça)