PALHOÇA AMPLIA AÇÕES DE SEGURANÇAS E PROTEÇÃO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Como reforço e ampliação de ações já desenvolvidas na segurança das escolas, a prefeitura de Palhoça deu início a novo planejamento: curso de aperfeiçoamento e capacitação para guardas patrimoniais efetivos e contratados para atuar na rede municipal de ensino. As aulas de habilitação, iniciadas ontem irão até o dia 26 na Faculdade Municipal de Palhoça.

O curso, com professores da universidade municipal, está programado em duas frentes, abordando temas de capacitação sobre “Sigilo Profissional”, a cargo do professor Fernando Maurício da Silva; “Relações Humanas no Trabalho”, com Edson Telê; “Postura do Profissional de Segurança”, com Denis Liberato; e “Relatório de Ocorrência”, com Luzinete Carpin Niedzieluk.

A parte prática, que será ministrada entre os dias 22 e 26 de maio, envolve os profissionais da Segurança Pública: os guardas municipais Thiago Hinckel, Everton Pereira dos Santos, Guilherme Moraes Barbosa e Alessandro Domingos; e o coordenador municipal da Defesa Civil, Julio Marcelino. Essas aulas  abrangem noções como Defesa Pessoal, Primeiros Socorros e Combate a Incêndios.

O prefeito Eduardo Freccia, lembra que, desde a tragédia que matou e feriu gravemente crianças de uma creche de Blumenau foi criado em Palhoça um comitê ” que vem analisando e propondo melhorias de infraestrutura nas nossas unidades de ensino, para que nossa comunidade escolar esteja cada vez mais segura”.

Freccia, destaca ainda que o curso é uma ação conjunta entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública e faz parte do conjunto de medidas que nós adotamos para reforçar a segurança nas nossas instituições de ensino. Além disso, nós também vamos ampliar o efetivo da Guarda Municipal de Palhoça e dos guardas patrimoniais, que fazem a vigilância nos estabelecimentos e criar um sistema de inteligência, de videomonitoramento, com reconhecimento facial e adotar o botão do pânico  para acionar as forças de segurança imediatamente diante de qualquer ameaça.

O secretário de Segurança Pública de Palhoça, Alexandre Silveira de Sousa, também participou da abertura dos trabalhos, nesta segunda-feira. “Temos profissionais estratégicos para nós na segurança pública, que estão vivendo o dia a dia dos colégios e conseguem perceber qualquer tipo de situação que gere perigo para alunos e professores. Nosso objetivo é fazer uma interação maior das forças de segurança do município com a comunidade escolar para que a gente possa tentar evitar episódios como o que aconteceu em Blumenau, que chocou a todos”, comentou.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome