A dengue apresenta sintomas como febre alta, dores de cabeça, cansaço extremo e dor abdominal que podem ser confundidos com sintomas de outras enfermidades. Por isso, um conhecimento mais eficaz sobre a doença aliado à ações de enfrentamento do mosquito tem papel decisivo no combate à dengue.
Por isso, a Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando em toda a cidade as ações de enfrentamento. Além das abordagens de caráter educacional que vem ocorrendo em escolas da rede pública e privada, como a que aconteceu nessa semana na EEB Professor Benonívio João Martins, ações preventivas como as pulverizações vem se tornando frequentes em diversos bairros da cidade.
Um dos aspectos principais destacados nas ações educacionais, é que através de ações simples como evitar o acúmulo de água em pneus, vasos de plantas ou baldes, limpar com regularidade calhas e ralos e tratar as piscinas com cloro evitam que o mosquito Aedes aegypti, principal vetor de transmissor da doença, se reproduza.