Com os resultados preliminares da Operação Presságio, apontando possível envolvimento de servidores do primeiro escalão da Prefeitura de Florianópolis, em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em projetos de eventos esportivos, o Núcleo Anticorrupção, criado pela administração municipal, informa que já em outubro de 2023, detectou suspeitas de irregularidades em prestações de contas de projetos esportivos comunitários patrocinados pela própria prefeitura. Após a primeira fase da auditoria ter sido concluída pelo núcleo, por determinação do Prefeito Topázio Neto, todas as renovações desses projetos esportivos foram suspensas.
Segundo o prefeito, “não foi uma decisão fácil, pois há muitos projetos sérios e milhares de crianças envolvidas. Na época, os meios de comunicação noticiaram amplamente a pressão e insatisfação das escolinhas atendidas. Mas quando há indício de problemas, a melhor decisão é parar tudo e separar o joio do trigo”.
Além da suspensão, a Prefeitura tomou duas outras providências imediatas: primeiro, oficializou uma série de questionamentos à Secretaria de Esportes, bem como às entidades atendidas. Segundo, transferiu o gerenciamento dos programas para outra secretaria, a Secretaria de Assistência Social. “Após ampla investigação interna, comunicamos à Polícia Civil tudo o que já havíamos apurado”, disse o Controlador Geral da Prefeitura Municipal, Rodrigo De Bona.
A auditoria interna encontra-se em fase final, sendo acompanhada pela Polícia Civil. A Prefeitura segue apoiando e auxiliando nas investigações e no processo judicial nesta segunda fase da operação presságio