OPERAÇÃO ESTAÇÃO VERÃO: AÇÃO OSTENSIVA DA SEGURANÇA PÚBLICA REDUZ ESTATÍSTICAS DE CRIMES EM SANTA CATARINA

A redução de ocorrências com crimes em Santa Catarina vêm sendo um dos principais resultados da  operação “Estação Verão”, desencadeada pelo governo do Estado nas cidades litorâneas e nas áreas de ações a cargo da Polícia Militar. Os números, em relação ao mesmo período da temporada de verão do ano passado, tem apresentado resultados expressivos de diminuição desses delitos.Desde o início da operação, em 20 de dezembro de 2024, já foram mais de 49 mil ocorrências atendidas.

As ações estratégicas de policiamento ostensivo e preventivo contribuíram para a queda de índices de diversas naturezas, reforçando a segurança da população durante a temporada de verão.

As mortes violentas tiveram uma redução de 19%, passando de 16 casos em 2024 para 13 em 2025. Crimes como furto e roubo também registraram quedas significativas. Os furtos diminuíram 17% (de 2.772 para 2.312) e roubos caíram 22% (de 139 para 109). Ações de policiamento em áreas de grande circulação de pessoas e o aumento da presença policial em pontos estratégicos foram fundamentais para alcançar esses resultados.

Outros índices também reforçam a eficácia da operação. Os casos de ameaça reduziram 23%, lesões corporais caíram 24% e o estelionato teve a maior queda, com 41% menos registros (de 1.607 em 2024 para 942 em 2025).

De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “esses números refletem o impacto positivo das ações integradas da PMSC com o apoio de órgãos parceiros e da comunidade. Estamos sempre preparados para a preservação da ordem pública em nosso estado, principalmente neste período que recebemos turistas de diversas partes do país e estrangeiros”.

A operação Estação Verão segue em andamento até o dia 5 de março de 2025, com o aumento do efetivo, unidades especializadas e o reforço dos novos 605 soldados formados no final de 2024. Os esforços estão concentrados em áreas de maior movimentação turística para preservar a ordem pública e garantir que catarinenses e turistas possam aproveitar o verão com tranquilidade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome