O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, e o ex-prefeito Camilo Martins participaram hoje de uma vistoria a uma das frentes de escavação do Túnel 4 do Contorno Viário de Florianópolis. Juntos com representantes da Arteris Litoral Sul e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as lideranças políticas palhocenses acompanharam o avanço da obra no túnel duplo, que tem 820 metros de extensão em cada pista e está localizado no Km 207 da via, na divisa entre os municípios de Biguaçu e São José.
“É uma obra muito esperada, uma luz no fim do túnel que representa uma possiblidade de vermos, de fato, as obras acontecendo e termos a esperança de que em breve a obra estará entregue à população, melhorando muito a mobilidade urbana, trazendo desenvolvimento e qualidade de vida aos palhocenses”, declarou o prefeito Eduardo, que acompanhou atentamente a visita, ao lado do ex-prefeito Camilo, dos diretores da ANTT Davi Barreto e Guilherme Sampaio e do superintendente de infraestrutura rodoviária da autarquia, André Freire.
A Arteris, responsável pela execução da obra, organizou o evento para divulgar a abertura da ligação entre as frentes de escavação do Túnel 4, que teve o início da abertura de seus emboques em maio do ano passado. “O Contorno Viário é uma luta muito antiga do município de Palhoça. Nós ingressamos na Justiça para cobrar celeridade e hoje acompanhamos esta obra, para verificar se os prazos estão sendo cumpridos, e essa detonação vem com antecedência de dois meses”, comentou o ex-prefeito Camilo.
A OBRA
Até o momento, já foram retirados da pista Norte do túnel aproximadamente 190 mil metros cúbicos de material escavado, suficientes para encher 15.800 caminhões. Com o encontro das frentes, as obras avançam para as fases de escavação do rebaixo e revestimento do túnel, que permitirão a pavimentação e a instalação dos sistemas de ventilação, sinalização e monitoramento.
De acordo com Cesar Sass, diretor de operações da Arteris Litoral Sul, a conclusão dessa etapa representa um dos principais marcos nas obras do Contorno Viário e um passo importante para o andamento do projeto. “Temos muito orgulho da obra do Contorno Viário e esse encontro das frentes de obra da escavação de um dos túneis é um avanço importante para o andamento dos trabalhados na futura rodovia, que irá melhorar substancialmente a mobilidade urbana de toda a região”, comenta Sass.
Ao todo, o Contorno Viário de Florianópolis terá quatro túneis duplos com um total de 3.630 metros subterrâneos em cada pista. Além disso, a via, de 50 quilômetros, contará com seis acessos por trevos, 14 pontes e mais de 20 passagens em desnível. “Continuamos fiscalizando, porque essa obra é de suma importância para a nossa cidade e para a região, que em breve terá o Contorno Viário, melhorando cada vez mais a mobilidade da Grande Florianópolis, como aconteceu com a terceira faixa, que nós requisitamos na Justiça e já é uma realidade, melhorando muito o nosso trânsito. Vamos continuar trabalhando para ter essa obra entregue para a população o mais rápido possível”, finalizou Camilo.