Integrado a um conjunto de projetos e obras do governo de Santa Catarina, para desassoreamento de rios que, durante chuvas, provocam enchentes nas regiões do Alto Vale e Vale do Itajaí, a dragagem do rio que atravessa a cidade de Rio do Sul, iniciada em maio deste ano, já concluiu 30% dos quase 9 quilômetros previstos para desobstrução.
Com ao aumento da capacidade de vazão do rio Itajaí Açu, os riscos de transbordamento em períodos de chuva intensas, reduzirão seus níveis drasticamente e, como medidas de prevenção, deixarão de preocupar a população da região, castigada por vários anos, com enchentes e prejuízos incalculáveis.
A obra, esperada há mais de quarenta anos, é considerada fundamental para prevenir enchentes e melhorar a segurança da população, especialmente em áreas vulneráveis a inundações.
Durante visita de inspeção na região na última semana, o secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, confirmou o avanço das obras e reforçou a expectativa de aceleração das próximas etapas. “Dos 8,2 quilômetros previstos, aproximadamente 2,5 já foram concluídos. A expectativa da empresa responsável é que, daqui para frente, o trabalho avance mais rapidamente devido ao tipo de material a ser retirado, que passará de solo e areia para cascalho e seixo, o que facilita o processo”, explicou o secretário.
RESULTADOS JÁ APARECEM
Além do avanço nas etapas da obra, Fabiano de Souza ressaltou os impactos positivos já visíveis nas áreas onde a dragagem foi concluída. “É perceptível, não apenas pela condição das margens, com a retirada do material e o alinhamento e melhoria dos taludes, mas também pela própria vazão dos rios. Já conseguimos notar uma diferença significativa nas áreas trabalhadas”, afirmou. A obra realizada em Rio do Sul é apenas a primeira de uma série de intervenções anunciadas pelo governador Jorginho Mello para a região do Vale do Itajaí nos próximos meses.
A dragagem faz parte de um projeto de desassoreamento que abrange 8,2 km dos rios da região de Rio do Sul, incluindo o Rio Itajaí do Sul, Rio Itajaí Oeste e Rio Itajaí-Açu. A obra visa remover lama, areia, galhos e outros detritos que impedem o fluxo natural dos cursos d’água. A expectativa é que o cronograma esteja concluído e que a obra seja entregue no tempo previsto.
O esforço da equipe, que desde agosto passou a trabalhar em regime integral, será essencial para garantir que a obra seja finalizada dentro do prazo e com os resultados esperados. A intervenção é parte de um esforço maior do Governo do Estado para mitigar os impactos das enchentes, como as que atingiram a região em 2023, e trazer mais segurança para os moradores.
Com um investimento de R$16,2 milhões, o projeto de desassoreamento dos rios de Rio do Sul é uma das primeiras obras de infraestrutura na prevenção de desastres naturais na região.
ALERTAS PERMANANTES
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, por sua vez, reitera a necessidade da população em acompanhar, diariamente, os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br .