Cerca de 3,5 milhões de usuários dos serviços da Celesc, a partir do dia 7 de maio, vão poder acessar, por aplicativo e na nova página da empresa na internet, mais de 80 funções ofertadas pelas lojas de atendimento presencial. A atualização e modernização do sistema, denominado de Conecte, representam investimentos de R$ 100 milhões.
O cliente poderá acessar a Celesc como se fosse um banco. Hoje ninguém vai mais ao banco e, logo, logo, ninguém vai precisar ir a uma loja da Celesc também”, afirma o presidente da Companhia, Tarcísio Rosa.
Paralelamente, entre os dias 30 de abril e 06 de maio, como a Celesc fará a transição para seu novo sistema comercial, haverá necessidade de prestar atendimentos de forma parcial por três dias úteis. Durante os dias de transição, o ideal é que as solicitações sejam feitas a partir de 07 de maio, primeiro dia de funcionamento da plataforma, quando todos os serviços passam a ser oferecidos no aplicativo Celesc e na agência virtual (www.celesc.com.br). “Caso o cliente não possa aguardar, deve ir a uma das nossas 259 lojas de atendimento presencial, em todas as regiões do estado”, diz o diretor Comercial, Vitor Lopes Guimarães.
Após a migração, o sistema ficará sob acompanhamento para que sejam melhoradas ou corrigidas eventuais oscilações. “Há cerca de dois anos trabalhamos de forma ininterrupta no Projeto Conecte, com uma equipe que envolve cerca de 250 profissionais: 150 empregados da Celesc, de praticamente todas as áreas da Companhia, e 100 de consultoria especializada contratada, que se dedicam integralmente a essa virada de chave”, conta o gestor do projeto, Cristiano Ghisi.
FORMAS DE PAGAMENTO
As novidades do Conecte começam já pela forma de acesso ao novo sistema. Na primeira vez será necessário realizar um cadastro com o(s) número(s) da(s) unidade(s) consumidora(s), e-mail e CPF ou CNPJ do titular. O mesmo usuário poderá acessar todas as unidades consumidoras que estiverem em seu nome. Nas outras vezes em que for acessar o sistema, o consumidor poderá fazer o login com e-mail e senha ou ainda, se preferir, vincular suas contas nas plataformas Google, Apple, Gov.br e Facebook.
Outro incremento é a opção de pagamento da fatura de energia via PIX. A fatura, aliás, também passou por mudanças em seu visual. O novo modelo começa a ser distribuído no dia 07 de maio, e traz informações úteis e organizadas de forma mais clara ao usuário. “A apresentação do custo do consumo de energia, por exemplo, será mais detalhada, demonstrando o valor pago pela energia e por cada imposto”, explica Mateus Nascimento, gerente do Departamento de Atendimento da Celesc.
Nas plataformas digitais, além de relatar a falta de energia, solicitar religação, troca de titularidade e ligação nova, todos os serviços estarão disponíveis. A ideia é que o cliente consiga resolver suas necessidades online e só vá às lojas se desejar”, ressalta Nascimento.
Para isso, a Celesc também passa a contar com um novo aplicativo, que deverá ser baixado, de forma gratuita, em celulares e tablets que utilizem os sistemas iOS ou Android. “Ao acessar o App antigo, o cliente verá uma pop-up clicável, direcionando-os à loja de aplicativos, para que o novo possa ser baixado. Então, o antigo deverá ser desinstalado”, instrui.
Pelo aplicativo será possível, por exemplo, acompanhar toda a jornada de atendimento (etapas e progresso de solicitações), como já ocorre em sites de compras. É importante ressaltar que, para ter acesso à novas facilidades e serviços, o cliente precisará ter seus dados cadastrais atualizados junto à Celesc. “Esta ação é simples, basta entrar em contato com a Celesc, via call center (0800 048 0120), ou chat online ou, ainda, em uma das lojas de atendimento presencial”, destaca Nascimento.
TRANSIÇÃO: SERVIÇOS ABERTOS
Durante o período de implantação do novo sistema comercial, entre os dias 30 de abril e 06 de maio, apenas alguns serviços estarão disponíveis nos canais digitais da Celesc. São eles:
⦁ Informações gerais e 2ª via da fatura poderão ser solicitados via Call Center (0800 048 0120), Agência Web (celesc.com.br), Aplicativo Celesc, totem de atendimento e WhatsApp (48 99860-0067).
⦁ Serviços emergenciais podem ser solicitados via Call Center (0800 048 0196).
⦁ Os clientes podem comunicar falta de luz no Call Center (0800 048 0196) e no Aplicativo Celesc.
Em relação ao atendimento presencial nas 259 lojas da Celesc, vale destacar que durante os dias úteis do período de implantação (ou seja, nos dias 30/04, 02 e 03/05), as unidades estarão abertas apenas para realização dos seguintes serviços:
⦁ Informações gerais;
⦁ 2ª via da fatura;
⦁ Solicitação de ligação nova;
⦁ Pedido de religação;
⦁ Troca de titularidade;
⦁ Serviços emergenciais (comunicação de falta de luz, solicitação de poda de árvores, entre outros);
⦁ Ressarcimento por danos elétricos (RDE) para equipamentos com vistoria em até 24 horas.
No dia 06/05, quando o atendimento estará suspenso para que as informações sejam adicionadas ao novo sistema, apenas as lojas que contam com recepcionistas estarão abertas para prestar informações e orientações aos consumidores. Elas estão localizadas nas cidades de Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Timbó, Chapecó, Concórdia, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Criciúma, Sombrio, Biguaçu, Florianópolis, Nova Trento, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, São José, Tijucas, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha, Porto Belo, Campos Novos, Capinzal, Joaçaba, Araquari, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Curitibanos, Lages, São Joaquim, Canoinhas, Mafra, Rio do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Maravilha, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Tubarão Caçador, Friburgo e Videira.