Prosseguindo com o programa-mutirão de cirurgias eletivas, coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde, ontem, o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma, atendeu 17 crianças com procedimentos cirúrgicos de correções de hérnia inguinal e de fimose. O mutirão previa 20 cirurgias mas três atendimentos foram adiados porque as crianças apresentavam sintomas gripais e de febre.
Para descontrair e relaxar os pacientes, todos os menores entraram no centro cirúrgico pediátricos vestindo roupas tradicionais dos personagens Batman e Capitão América.
O mutirão começou às 7h30 e durou cerca de cinco horas. Os cirurgiões pediátricos Christian de Escobar Prado e Rodrigo Demetrio foram os responsáveis pelos procedimentos. Mas a mobilização envolveu uma equipe multiprofissional especializada de cerca de 40 pessoas, além de toda a estrutura de atendimento do hospital. A proposta do mutirão foi contribuir com a redução da fila de espera por cirurgias no âmbito estadual.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que faz a gestão administrativa da unidade.