“Alerta antipirâmide: conhecimento e proteção para todos”, é a campanha lançada pelo Ministério Público de Santa Catarina, através da 29ª. Promotoria de Justiça da Capital, contra os golpes envolvendo as conhecidas pirâmides financeiras.
Denominada de Velha fraude, nova roupagem, esses crimes estão agora mais perigosos com a migração para o ambiente virtual.
A campanha conta com informações de uma cartilha com alertas e dicas de segurança para transações financeiras. O objetivo principal é prevenir os consumidores quanto aos golpes envolvendo pirâmides financeiras, especialmente com criptomoedas.
O Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, ressalta que “o gigantesco número de consumidores lesados por este tipo de golpe financeiro, incorrendo em prejuízos milionários, fez surgir a necessidade de se trabalhar também o aspecto preventivo. Desenvolvemos o projeto para alertar a população de Santa Catarina sobre golpes de pirâmide financeira e o alto risco decorrente de ‘lucros fáceis’, a partir de investimentos não indicados pelo mercado formal.
Com os avanços tecnológicos e as novas funcionalidades, como os bancos digitais, as pessoas precisam conhecer as ferramentas e saber como funcionam, além de dominar o vocabulário característico e estar ciente desses riscos presentes no dia a dia”