Dados oficiais apontados hoje pelo Programa Nacional de Redução de Filas, vinculado ao Ministério da Saúde, apontam que Santa Catarina é o Estado que mais avançou neste ano no programa de cirurgias eletivas no Brasil. Foram mais de 69 mil procedimentos realizados entre os meses de fevereiro a abril deste ano, contra pouco mais de 46 mil em São Paulo, 25 mil em Minas Gerais e 22 mil no Rio de Janeiro. Na região sul, o Paraná aparece com 19 mil procedimentos e o Rio Grande do Sul com 5 mil.
Em 2023 Santa Catarina foi destaque e esse ano segue na primeira posição do ranking não só em números proporcionais, mas também em números absolutos.
O levantamento sobre cirurgias eletivas no País, revelado na reunião do Ministério da Saúde com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, aponta que “dentro de todas as limitações orçamentárias, Santa Catarina tem o mérito de decidir sobre controle de fila única de espera, revelando eficiência no processo de execução cirúrgica, além de utilizar muito mais do que os recursos disponíveis”.
AVANÇO CONTINUA
“Ficamos muito orgulhosos de termos números positivos nas cirurgias eletivas. Vamos dar continuidade ao trabalho que teve a condução da então secretária Carmen Zanotto até poucos dias atrás e seguindo a determinação do governador Jorginho Mello no sentido de ampliar acesso, diminuir tempo, encurtar distâncias para que a nossa população possa ser atendida como merece, cuidando da vida das pessoas”, ressalta o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Desde os primeiros dias do governo, a Secretaria de Estado da Saúde, junto com os municípios e os hospitais prestadores de serviço, se organizaram para reduzir o sofrimento dos catarinenses.